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essencialismo: como "menos, porém melhor" pode ser uma decisão estratégica

Essencialismo: como “menos, porém melhor” pode ser importante para o seu negócio

Não é novidade para ninguém que vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, não é mesmo? E essa disputa exacerbada e desenfreada por resultados cria um ambiente propício para a ocorrência do estresse no trabalho, o que pode comprometer o relacionamento entre colaboradores, gerando assim um ambiente nada produtivo para o seu negócio. 

Nesse ínterim, a prática do essencialismo é extremamente importante. Além de otimizar o seu tempo com base no entendimento do que realmente precisa ser executado, o essencialismo é uma poderosa ferramenta para deslanchar o seu negócio de forma extremamente produtiva. 

Essencialismo: afinal, o que é essa prática?

Nada mais do que um estudo que o ajuda a entender quais tarefas (pessoais ou profissionais) precisam ser feitas efetivamente no seu dia a dia e quais podem ser eliminadas. Dessa forma, a execução do seu trabalho fica mais produtiva, objetiva e leve.

Nos últimos anos, nos deparamos com um aumento exponencial de nossas escolhas. Por conta disso, perdemos de vista daquilo o que é realmente importante.  Além disso, o número de influências externas em nossas decisões também aumentaram. 

Diante disso, quando não escolhemos propositalmente e deliberadamente onde concentrar nossas energias e tempo, outras pessoas – nossos chefes, nossos colegas, nossos clientes e até mesmo nossas famílias – escolherão por nós. Podemos fazer nossas escolhas deliberadamente ou permitir que as agendas de outras pessoas controlem nossas vidas.

Além de ser uma estratégia de gerenciamento de tempo e produtividade, o essencialismo, criado em 2014 pelo consultor inglês Greg McKeown, contribui para discernir o que é absolutamente essencial e, em seguida, eliminar tudo o que não é, para que possamos dar a maior contribuição possível para as coisas que realmente importam.

Ao aplicar esses critérios, o profissional se torna mais capacitado de ter controle de suas próprias escolhas sobre onde gastar tempo e energia – em vez de dar aos outros a permissão implícita de escolher por ele.

Como aplico o essencialismo?

Antes de tudo, é preciso mudar a sua própria mentalidade e entender estrategicamente quais são os seus reais objetivos. Imagine que você vem trabalhando excessivamente nos últimos meses, mas ainda assim não obteve qualquer resultado que o ajude a alcançar o seu objetivo. Ao contrário, sua equipe continua reduzida e você não tem muita noção a respeito de qual estratégia recorrer para sanar seus problemas. 

Talvez você esteja fazendo um pouco de tudo, deixando de lado o que realmente é essencial para colocar o seu negócio ou trabalho em dia. Esse autoconhecimento exige um trabalho de muita pesquisa. Contudo, a partir do momento em que você descobre o que é realmente primordial para o desenvolvimento do seu trabalho, você se torna apto a negociar com seu sócio, funcionários, CEO ou quem quer que seja na vida profissional ou pessoal. 

Pense estrategicamente o essencialismo

A abordagem essencialista exige os seguintes passos:

  • Explore e avalie: passe o máximo de tempo possível explorando, ouvindo, debatendo, questionando e pensando. A exploração não é um fim em si mesma, mas uma maneira de discernir os poucos vitais dos muitos triviais.
  • Eliminar: elimine ativamente atividades e esforços que não agregam para o seu negócio. 
  • Execute: invista o tempo que você economizou na criação de um sistema para remover obstáculos e tornar a execução o mais fácil possível.

Esses três elementos não são eventos separados, mas um processo cíclico. Aplique-os de forma consistente para colher benefícios cada vez maiores. Além disso, substitua as falsas suposições por três verdades fundamentais:

  • “Eu tenho que” -> “Eu escolho“
  • “É tudo importante” -> “Apenas algumas coisas realmente importam“
  • “Eu posso fazer ambos” -> “Eu posso fazer qualquer coisa, mas não tudo“

Como o essencialismo pode ajudar a crescer o meu negócio

Uma vez que você entende o que é realmente essencial para o desenvolvimento do seu trabalho, os benefícios começarão a surgir. Por isso, você deve colocar em mente alguns fatores. Em primeiro lugar, o crescimento do seu negócio é essencial agora? Você maximizou seu potencial no tamanho atual? Quando você olha para o seu negócio, você pode dizer honestamente que está obtendo o máximo retorno com sua estrutura atual, com sua equipe e sua configuração? Se a resposta é não, você não está pronto para crescer. Nesse sentido, conserte o que não está funcionando direito, ajuste seu processo e determine o que é essencial.

Em segundo lugar, é essencial dar uma olhada em seu negócio como um todo. Seus produtos foram testados e comprovados? Essas são questões vitais para se pensar antes de mudar de uma mentalidade de estabilização para uma de crescimento. O alívio de ineficiências e problemas de produtividade antes de crescer o ajudará a construir uma base sólida para seu negócio, a partir da qual você poderá crescer no futuro.

Terceiro, você testou o mercado? Existe um mercado maior? Se sim, onde ele está e como você o ataca? Muitos empresários têm grandes visões de expansão. Mas a maioria, quando pressionada, luta para explicar como seria essa expansão e onde ocorreria. Antes de expandir, você deve mapear. O seu mercado está agrupado? Ou está em locais isolados? Conhecer e compreender essas informações é essencial para uma expansão bem-sucedida.

Conclusão

Antes de tomar a decisão de crescer, pense por que está crescendo, o que está tentando alcançar e a quem está tentando servir. Você pode apenas perceber que o crescimento de que realmente precisa está dentro do seu tamanho e estrutura atuais, não se expandindo além deles. Por isso a importância do essencialismo. Essa prática o ajudará a pensar estrategicamente e priorizar o que é realmente importante para o seu negócio. 

A Comunicação Pro Business, por exemplo, auxilia na compreensão da estratégia empresarial e no essencialismo. Além disso, garante como será possível alcançar as metas e objetivos através da comunicação. Tudo feito a partir de práticas desenvolvidas e testadas por grandes companhias e que apresentam resultados positivos.

E se você pretende desenvolver as habilidades necessárias para priorizar o que é essencial para o seu negócio, a Partners poderá te auxiliar. A empresa desenvolve de maneira personalizada um planejamento estratégico, aliada ao objetivo que a companhia pretende alcançar. Tudo realizado pelos profissionais da Partners em conjunto com os colaboradores e executivos do cliente.

Entre em contato pelo telefone (31) 3029-6890 ou pelo e-mail partners@partnerscom.com.br e agende uma consultoria com nossos especialistas. A Partners possui escritórios em Belo Horizonte e Brasília, e unidades de negócio em todo o Brasil.