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Dicas para executivos

Saiba como se tornar um executivo de alto desempenho

 

Neste post, tratamentos de características importantes de um executivo de alto desempenho, a partir de dicas de referências como Jeff Bezos, CEO da Amazon, e Liv Garfield, CEO da Severn Trent. Confira!

 

Todas as empresas querem contar com um executivo de alto desempenho. E é claro que os profissionais que almejam essa posição buscam, cada vez mais, alcançar a excelência necessária para ser o profissional desejado. Mas o que faz com que um CEO tenha o sucesso tão necessário para comandar uma empresa?

Algumas das principais características são a capacidade de liderar, o conhecimento dos fundamentos do negócio, a capacidade de tomar decisões-chave, a promoção de uma comunicação eficaz e a empatia com público interno e externo. Diante disso, como é possível desenvolver essas habilidades?

5 habilidades e formas de desenvolvê-las para ser um executivo de sucesso

Inúmeras são as características que levam um profissional a se tornar um C-Level ou C-Suite, ou seja, os executivos de mais alto escalão dentro de uma companhia – como o CEO (diretor-geral), o CMO (diretor de marketing) e e COO (diretor de operações). Porém, no últimos anos, cinco delas foram apontadas por especialistas com destaque. Abaixo, saiba mais sobre elas!

1 – Desenvolva a capacidade de liderar

Ser líder é ter a capacidade de influenciar, motivar e inspirar pessoas. Alguns profissionais já nasceram com essa característica. Mas isso não quer dizer que não seja possível desenvolvê-la. Todo colaborador pode se tornar uma liderança a partir do momento que buscar o desenvolvimento de atitudes consideradas chave:

  • saber ouvir
  • se colocar no lugar do outro
  • ter a capacidade de administrar conflitos
  • saber se comunicar
  • identificar o potencial dos profissionais que estão ao seu redor e estimular o seu desenvolvimento
  • saber preparar sucessores

A busca por essas e outras características primordiais de liderança deve ser diária, principalmente se essas não eram ações realizadas constantemente por você. Busque aprender com os erros e entender melhor como as mudanças podem ser realizadas para que sua equipe passe a confiar mais em você e a ajudá-lo no alcance dos resultados.

2 – Conheça os fundamentos do negócio que você pretende liderar

Já se foi o tempo em que um chefe só dava ordens, deixando por conta do funcionário o dever de realizar a tarefa. Atualmente, um bom executivo deve entender o que é feito em cada setor da empresa, ou o que é realizado por sua equipe em determinado setor.

É claro que, muitas vezes, não é possível saber a fundo todas as atividades realizadas pelos colaboradores. Afinal, ninguém consegue ser especialista em tudo. Mas há formas de ter um conhecimento mais amplo de tudo o que acontece, mesmo não sendo expert.

Inicialmente, é importante ter a noção clara de que você não sabe de tudo. O mercado está em constante mudança, profissionais de diferentes gerações estão convivendo no mesmo setor, o público é diferenciado. Por isso, é importante ser humilde e buscar entender todas essas mudanças e se adaptar a elas sempre. Outro ponto importante é deixar que os profissionais especialistas nas áreas atuem e o ajudem a tomar decisões. Eles podem entender melhor do que você certos pontos e até mesmo fazer com que você passe a conhecer um pouco mais do seu negócio.

3 – Saiba como tomar decisões-chave

A tarefa de tomar importantes decisões empresariais é comum no mundo corporativo e não é novidade para um executivo de alto desempenho. Algumas dessas decisões se tornam cases de sucesso, mas muitas podem representar a derrocada de uma companhia.

Para Jeff Bezos, CEO da Amazon, há dois tipos de decisões que executivos e empreendedores tomam frequentemente: a do tipo 1 – que são as que representam uma porta pela qual você passa e não pode retornar -, e a do tipo 2 – que representa uma escolha reversível de uma pessoa ou de um grupo.

Bezos acredita a decisão do tipo 1 não deve ser tomada quando o empreendedor estiver cansado, com raiva, com fome ou solitário. Ela também deve tomar uma boa parte da sua semana. O CEO da Amazon acredita que o ideal é 10%. Já a decisão do tipo 2 pode ser delegada a um colaborador ou ser entregue para um terceirizado.

A questão é que, independentemente de qual será o tipo de decisão a ser tomada, o executivo de alto desempenho terá em mente que há riscos que devem ser levados em consideração, que é possível haver um fracasso (e ele deve estar preparado para reverter isso), e que não é inteligente realizar as decisões sob forte carga emocional.

4 – Tenha empatia com seus clientes e colaboradores

Ter empatia é ter a capacidade de entender o que sente uma pessoa diante de uma realidade. Para um executivo de alto padrão, desenvolver essa característica é importante, pois faz com que ele consiga captar as informações verbais e não-verbais, entender os motivos de estarem sendo vivenciadas por clientes e colaboradores, e realizar ações que tragam sucesso para sua marca ou empresa.

Para a CEO da Severn Trent, Liv Garfield, a empatia é uma das principais habilidades que os executivos deverão ter nos próximo 3 a 5 anos é a empatia. Segundo ela, “em um mundo politicamente incerto – com crescente divergência entre os que têm e os que não têm, você precisa pensar cuidadosamente sobre como se apresenta como líder e garantir que está em contato com seus clientes, funcionários e acionistas mais amplos”. Ou seja,

desenvolvendo a empatia, o executivo também aumentará sua comunicação interpessoal, conseguindo entender as pessoas e ser entendido mais facilmente.

5 – Desenvolva uma comunicação eficaz

A comunicação é um ponto importante para um executivo. É necessário que, ao falar, tanto o público interno quanto o externo entendam quais são as intenções e objetivos daquele profissional que representa uma empresa ou setor.

É a comunicação que vai possibilitar a atração de novos clientes, a fidelização dos já existentes e o estímulo dos colaboradores. E mais do que falar bem, ter a ajuda especializada pode garantir que a informação seja passada com qualidade e de forma assertiva.

A Comunicação Pro Business, por exemplo, auxilia na compreensão da estratégia empresarial, e garante como será possível alcançar as metas e objetivos através da comunicação. Tudo feito a partir de práticas desenvolvidas e testadas por grandes companhias e que apresentam resultados positivos.

E se você pretende desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um executivo de alto desempenho, a Partners poderá te auxiliar. A empresa desenvolve de maneira personalizada uma estratégia de comunicação para empresário, aliada ao objetivo que a companhia pretende alcançar. Tudo realizado pelos profissionais da Partners em conjunto com os colaboradores e executivos do cliente.

Entre em contato pelo telefone (31) 3029-6890 ou pelo e-mail partners@partnerscom.com.br e agende uma consultoria com nossos especialistas. A Partners possui escritórios em Belo Horizonte e Brasília, e unidades de negócio em todo o Brasil.