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Coronavírus e crise financeira

Coronavírus e negócios: como manter a empresa em frente às adversidades?

 

A crise econômica causada pela pandemia de Covid-19 já é realidade. Que ferramentas utilizar para super a desagradável combinação de coronavírus e negócios da melhor forma possível?

Março de 2020 entrou para a história da humanidade, pois foi o período em que a vida de milhares de pessoas começou a ser afetada pela pandemia do novo coronavírus. No âmbito corporativo, várias empresas aderiram ao modelo Home Office para preservar a saúde dos profissionais, mantendo a rotina de trabalho com segurança. 

Esta situação já traz prejuízos para a economia global. No Brasil, vários bancos e consultorias financeiras projetam queda para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, o que não ocorre desde 2016. 

Mas como encontrar caminhos para o seu negócio neste momento adverso? Uma das saídas é fortalecer ações de comunicação. Neste post, porque e como fazer isso do melhor modo possível. Boa leitura! 

Quais as principais dificuldades das companhias? 

Entre os principais desafios das companhias está conseguir manter o time de colaboradores sem fazer desligamentos. Em função da pandemia, vários segmentos de mercado tiveram suas atividades suspensas, fato que provoca queda de receita. 

Neste cenário, muitas companhias não conseguem adotar medidas para evitar demissões. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), antes da pandemia, os números mostravam que existiam mais de 12 milhões de brasileiros desempregados no Brasil e a estimativa de analistas é que o número passe da casa dos 20 milhões. 

Além da crise orçamentária, as empresas na crise têm que adaptar o dia a dia de trabalho e isso não é fácil, pois existem companhias que possuem um staff grande, o que faz disso uma tarefa ainda mais complexa. 

Neste contexto, é essencial adaptar sua comunicação interna e externa, buscando ser mais assertivo nas ações para superar o momento. 

Qual será o papel da comunicação e do marketing neste processo? 

Tais áreas de conhecimento ganharão status de protagonista neste processo de transformação no mercado de trabalho. Entretanto, buscar soluções fora da caixa e sair do lugar comum será fundamental para ajudar o mercado a sair da crise

Além de avaliar as previsões e métricas de performance, é muito importante que as organizações tenham um olhar mais abrangente sobre o impacto deste momento no seu negócio e como ela pode contribuir para um processo de mudança. A seguir, confira alguma sugestões! 

Abordagem diferenciada do conteúdo

Invista na produção de conteúdo focada em sua área de atuação, mostrando que o seu setor pode ajudar a mudar esse cenário. 

Por exemplo, um consultor de RH pode falar sobre os benefícios do home office para profissionais e empresários, ou representantes do segmento varejista que queiram mostrar as vantagens de comprar produtos pela internet. 

Enfim, existe um leque de opções para explorar com o intuito de vencer essa grande adversidade de proporções mundiais. 

Preserve a imagem do seu negócio

A diretoria e o departamento de marketing precisam estar bem próximos nestes momentos de turbulência, buscando acompanhar a repercussão da pandemia e divulgar ações positivas para ajudar no combate à crise de saúde.

Entretanto, é essencial evitar que a atitude da companhia seja vista como mero oportunismo, buscando fortalecer a marca. Atenção a isso!

Quais estratégias de marketing podemos usar para vencer essa crise?

Antes de mais nada é necessário entender que o cenário é de recessão e vacas magras. Porém, é importante pensar que não adianta ficar parado e esperar ser engolido pela crise, não é mesmo? Então confiram alguns caminhos a serem seguidos!

Compreenda as dores da sua persona

Investir na compreensão dos receios das pessoas em um momento tão difícil é fundamental, pois é desta forma que você conseguirá propor as melhores soluções para os seus clientes. 

Neste contexto, é válido criar conteúdos informativos com base em um funil de vendas para conter a ansiedade da persona, mostrando que existem alternativas eficazes para seus problemas. 

Ofereça condições atrativas de pagamento

Caso seu negócio tenha viabilidade, uma alternativa é oferecer descontos e outros atrativos para seu público. 

Alguns estabelecimentos, por exemplo, já estão oferecendo voucher de consumo para serem usados após a quarentena. É uma forma de mostrar que a empresa entende o momento que todos estão vivendo, mas não abre mão da fidelidade do cliente. Isso demonstra sensibilidade e visão de futuro.   

Qual impacto das plataformas digitais neste momento?

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as compras pela internet subiram aproximadamente 40% com o coronavírus. Os números têm relação com uma situação atípica, mas representa um leque de oportunidade para enfrentar esse cenário. 

A iniciativa pode ser uma saída super válida para vários comércios de rua que estão sentindo os efeitos da pandemia. 

Estruturar serviços de entrega a domicílio é uma forma de fidelizar o cliente, levando conforto e eficiência para o lar do consumidor. 

Neste contexto, o ideal é fazer um planejamento com o objetivo de mostrar a nova modalidade do seu serviço, enfatizando sua preocupação com a saúde das pessoas e que elas não serão abandonadas em um momento tão difícil. 

Entre as ferramentas que podem ser usadas para divulgar a novidade estão as redes sociais e, se houver viabilidade financeira, também é possível utilizar uma plataforma de ecommerce para otimizar o sistema de compra pela internet. 

Comece a sedimentar o futuro

As dicas abordadas até o momento têm o propósito de ajudá-lo a encontrar maneiras de passar por essa crise reduzindo os impactos negativos. 

Independente do quadro adverso, as estratégias de marketing não devem ser abandonadas. É nesse momento que elas serão o instrumento para posicionar sua empresa como uma instituição que possui ferramentas úteis para auxiliar as pessoas em um momento tão adverso. 

Além de ajudá-las, com essa postura você trará resultados positivos para o seu negócio. Lembre-se que essa é uma crise inédita na história mundial, porém é temporária e você pode vislumbrar dias melhores. 

Conclusão

Em um cenário assim é ainda mais importante contar com uma assessoria especializada em marketing e comunicação. 

A Partners Comunicação Pro Business possui sólida experiência no planejamento e execução de estratégias que potencializam a visibilidade de empresas com diferentes perfis, buscando agregar valor à marca de cada uma delas. Saiba mais sobre nossos serviços navegando aqui no site! E conte com nossos especialistas, hoje e sempre.