Partners Comunicação Pro Business

Comunicação na nuvem: uma ferramenta para os negócios

 

Se você ainda não a aplicou na sua empresa, certamente já ouviu falar dos benefícios da chamada Comunicação na Nuvem, um termo derivado da língua inglesa, Cloud Computing (Computação em Nuvem).

De acordo com um recente levantamento da Cisco, uma autoridade mundial em TI e redes, 95% das empresas já utilizam algum tipo de serviço na nuvem e até 2020, praticamente 92% do trabalho realizado pelas empresas será realizado exclusivamente na nuvem.

Neste blog post, você vai entender um pouco mais sobre essa incrível tendência, além de ficar por dentro de todos os benefícios e vantagens que a nuvem pode trazer para o seu negócio e seus colaboradores. Interessou? Então, continue lendo!

 

 

1. Comunicação na Nuvem: o que é?

Se a Computação em Nuvem abrange, basicamente, a prestação de serviços de computação sob demanda (tanto de aplicativos, quanto da capacidade de armazenamento e processamento) geralmente pela Internet e com o pagamento conforme o uso, a Comunicação na Nuvem é um processo que consiste no compartilhamento de informações corporativas com base nesse sistema.

Sendo assim, a Comunicação na Nuvem é nada mais que a forma pela qual hoje, na maioria das empresas, é feito o alinhamento entre colaboradores, com o fluxo de informações compartilhado em tempo real e de, preferência, acessível por parte de todos integrantes da equipe,o que inclui desde o CEO até o estagiário.

XaaS: entenda o que significa

Ao abordarmos a Comunicação na Nuvem, é importante, também, destacar o termo XaaS ou, do inglês, “Anything as a Service”  (qualquer coisa como um serviço, pois o “X” pode ser substituído pela primeira letra do serviço destacado, exemplo: IaaS – Infraestrutura como um serviço), um modelo que inclui toda a gama de serviços da Nuvem que os consumidores podem encomendar pela Internet.

 

2. Quais os benefícios da comunicação na nuvem?

O primeiro desdobramento da implantação da Comunicação na Nuvem em qualquer empresa é a transparência. Trata-se de uma tendência que entra em rota de colisão com a dita “informação privilegiada”, à qual, geralmente, apenas a alta cúpula teria acesso em tempos idos.

Por meio da Comunicação na Nuvem, o time se torna muito mais integrado e os componentes cientes do seu papel mediante o contexto. Mas podemos citar outros benefícios, não menos evidentes:

 

  • Redução de gastos: a partir do momento em que todos os dados e informações que fazem parte da gestão de determinada empresa se encontram na Nuvem, ou seja, online, não há necessidade de se investir em maquinário como HD’s externos, redes e servidores próprios, bem como na manutenção dos mesmos;
  • Mais segurança: enquanto nos meios tradicionais de arquivamento de informações o gestor corre inúmeros riscos materiais (incêndios, vendavais, quedas, etc) ou de simples perda por curtos-circuitos e eventual imprudência (no caso de arquivos salvos em Hd’s locais), a Nuvem dispõe de normas de segurança, senhas e criptografia para proteger os dados, sem contar que é praticamente imune a interrupções de qualquer ordem;
  • Gestão mais ágil e focada em resultados: com o acesso irrestrito e imediato de todas as informações pela equipe, minimiza-se a burocracia, ou seja, o colaborador não precisa esperar um spreadsheet ser entregue pelo seu gerente para dar início a sua tarefa.

 

3. Principais tendências de comunicação na nuvem para a comunicação nos negócios

Soluções de colaboração facilitadas

Soluções de colaboração fácil impulsionadas pela mobilidade vêm sendo cada vez mais perseguidas e desenvolvidas no mercado. Além de ser um dos mais importantes processos dentro da gestão de uma empresa, a comunicação ágil e eficiente é vista cada vez mais como estratégica para o crescimento, e isso independentemente do setor.

Plataformas Integradas de Gestão

Nesse contexto, observamos a adoção de plataformas integradas de gestão, outra modalidade de XaaS, ferramentas que não só tendem a uniformizar e padronizar a comunicação interna, como a empregam na definição de metas e parâmetros como feedback contínuo – esse, fundamental para se acompanhar a evolução e o desempenho da equipe.

Mensuração da Produtividade

Um elemento que, antes da Computação em Nuvem só era avaliado por meio de protocolos e recursos materiais, a produtividade de uma empresa passou a ser mensurada com a ajuda de ferramentas online que registram a performance dos colaboradores, fornecendo insights bem menos “subjetivos” sobre a excelência ou insuficiência de um time.

 

4. Como começar a aplicar a comunicação na nuvem ao seu negócio

A aplicação da Comunicação na Nuvem dentro da sua empresa passa, sem dúvida, pela escolha de um bom provedor de Nuvem para negócios, de preferência, encontrando verdadeiros parceiros que vão entender o seu core business, e não tão somente fornecedores de serviço, pois, afinal, em nome da escalabilidade, você delegar o controle do seu ambiente virtual para terceiros.

Dessa forma, entre as principais perguntas que você deve se fazer antes de escolher o provedor ideal, podemos citar:

 

  • O fornecedor oferece suporte técnico 24 horas?
  • Está devidamente protegido de ataques diversos, como hackers?
  • Segue normas de segurança?
  • Possui seguro contra Riscos Cibernéticos?
  • É escalável?
  • Ele oferece uma boa variedade de serviços?
  • O fornecedor tem renome no mercado?

 

5. Comunicação: um atributo essencialmente humano

Lembre-se de que a política de Comunicação na Nuvem, para fluir bem, deve estar naturalmente arraigada à cultura organizacional da sua empresa: senão, em vez de trazer benefícios, ela vai acabar gerando inúmeros atritos. Ou seja, todo o sistema e fluxo de informações e armazenamento deve ser estabelecido e compreendida por todos, pois a comunicação, por mais que a tecnologia nunca deixe de evoluir, ainda é um atributo substancialmente humano, não é mesmo?

Bem, e agora que você entende mais sobre a Comunicação na Nuvem e o inovador conceito de XaaS, que tal começar a aplicá-lo hoje mesmo na sua empresa e, dessa forma, agregar mais competitividade ao seu negócio e aprimorar sua gestão? Não sabe por onde começar? Com mais de 25 anos de mercado, a Partners Comunicação Pro Business tem a expertise mais adequada para orientar os seus passos rumo ao sucesso. Entre em contato e marque a sua visita!