Partners Comunicação Pro Business

Quer saber como fazer um vídeo institucional? Aprenda em 7 passos!

Também conhecido pelos termos vídeo empresarial, corporativo ou de marketing, o vídeo institucional é um das ferramentas mais utilizadas para apresentar uma determinada marca, produto ou serviço, história ou valores de uma empresa para o mercado em que ela atua.

No entanto, é importante lembrar que criar esse tipo de material é uma tarefa trabalhosa e exige muito planejamento estratégico, como a criação de um roteiro que considere as necessidades e o comportamento do público a quem o audiovisual será destinado.

Portanto, neste conteúdo, mostraremos como fazer um vídeo institucional em 7 passos. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura do artigo para conferir!

1. Definição do briefing

O primeiro passo de qualquer produção audiovisual é definir o briefing, pois é nesse momento que o cliente deve expressar qual seu objetivo com o produto final. É muito importante ser extremamente minucioso nessa etapa, pois essas informações servirão para guiar todo o projeto.

Uma dica para segmentar melhor a produção do conteúdo é pensar — em termos de resolução de problemas — em quais soluções seus clientes buscam. Identifique as dores de seu público-alvo e imagine o que ele precisa no momento.

A equipe de atendimento, por sua vez, se responsabilizará por propor os formatos mais adequados ao perfil do cliente. O objetivo é alcançar os resultados almejados de forma certeira e com custos compatíveis com o orçamento do projeto. Em outras palavras, com potencial de lucro superior aos custos de produção.

Sendo assim, para fazer o briefing, uma das etapas mais importantes em todo o processo é contar com profissionais que tenham experiência em atendimento, não apenas em aspectos de produção audiovisual, mas também em negócios.

2. Escolha do formato

Depois de definir os objetivos e por quais caminhos o projeto percorrerá para alcançá-los, é o momento de escolher o melhor formato para seu vídeo institucional.

Nessa etapa, são definidos aspectos mais relacionados ao tipo de comunicação que será utilizada, como a duração do material, o tom e o tipo da linguagem, ritmo, se haverá um apresentador ou locução, entre outros pontos necessários para se chegar aos objetivos.

Lembrando que não são as suas preferências pessoais que devem prevalecer aqui, mas sim os aspectos que se comunicarão melhor com o público do projeto.

Mais um motivo para contar com a ajuda de uma produtora experiente para desenvolver a produção.

3. Roteirização

Como em qualquer estratégia de marketing, é preciso planejar e se antecipar a todos os detalhes. No contexto de uma produção audiovisual, como um vídeo institucional, esse é o momento de apresentar o roteiro.

Trata-se de um documento que deve contar com precisão tudo o que acontecerá no vídeo. Por isso, é preciso reunir todas as informações obtidas nas etapas anteriores e associá-las, apresentando as referências escolhidas.

Lembrando que as ideias devem ser apresentadas no roteiro de forma que todos os envolvidos no projeto possam visualizar e compreender a execução e como ficará no resultado final, como animações, imagens, letterings e trechos de locução.

4. Produção

Agora que você já conhece as primeiras etapas sobre como fazer um vídeo institucional, é a hora de colocar a mão na massa e partir para a produção.

Basicamente, esse é o ponto em que serão realizadas as gravações e tudo o que isso abrange, como:

  • definição das locações;
  • escolha dos atores e locutores;
  • equipamentos;
  • equipe técnica.

É nessa etapa, também, que entram as gravações em estúdio com apresentadores e locutores, além da produção de animações em 2D ou 3D.

Vale mencionar, ainda, que para que tudo corra perfeitamente dentro do prazo e conforme o planejado, é preciso contar com uma equipe de profissionais experientes e com equipamentos de qualidade.

Lembre-se de que o mercado está muito competitivo para que você tente concorrer com um material amador.

5. Trilha sonora

A trilha sonora é uma das mais importantes questões a serem trabalhadas em um vídeo institucional, pois é ela quem transmite a emoção ao espectador.

Não é possível mensurar de maneira exata, mas há um conceito geral em torno do assunto de que os sons de fundo e a música tocada na produção conseguem se comunicar com o lado emocional de quem assiste ao vídeo.

Portanto, se for utilizar uma trilha branca — músicas com direitos autorais liberados para serem utilizadas gratuitamente em projetos de qualquer natureza — é imprescindível ter sensibilidade na hora de escolhê-la. A música tem que tocar o público do material, correto?

6. Edição

Durante o processo de gravação, diversas cenas são filmadas. Mas é na etapa de edição que apenas as melhores serão selecionadas.

Como fazer um vídeo institucional sem uma boa perspectiva sobre comunicação, não é verdade? Afinal, o editor precisa ter discernimento e bom senso para ler o roteiro, entender os objetivos definidos e decidir como utilizar o material que tem em mãos para transformar tudo isso em realidade.

7. Distribuição

Agora que o vídeo institucional já está pronto, é o momento de apresentá-lo ao mundo e, para isso, é muito importante que sua empresa conte com boas estratégias, ferramentas e ações de marketing para promover o material produzido.

Afinal ele será apresentado a diversos canais de comunicação e pessoas diferentes, como:

  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • time de vendas;
  • público interno;
  • landing pages, entre outros.

Já em relação ao blog e ao site, é preciso que a organização busque sempre empregar metodologias de vídeo SEO, para fazer com que o site esteja sempre bem posicionado nas buscas orgânicas dos mecanismos de pesquisa.

Por fim, não se esqueça de avaliar os resultados de cada ação implementada, pois não adianta apresentar um ótimo vídeo institucional e que traga resultados satisfatórios se você não for mesurá-los para melhorar suas estratégias de marketing.

Como você pôde conferir neste artigo sobre como fazer um vídeo institucional, este é um processo trabalhoso, mas que pode gerar resultados altamente satisfatórios.

No entanto, contar com o auxílio de uma produtora composta por profissionais especializados pode garantir que todas as etapas da produção funcionem exatamente como o planejado e o seu projeto seja um sucesso.

Agora que você já sabe como fazer um vídeo institucional, aproveite para conferir toda a lista de serviços que oferecemos para otimizar as estratégias de marketing de sua empresa!