Partners Comunicação Pro Business

media training: veja como fazer

Nosso trabalho: entenda como é o processo de Media Training da Partners

Media Training é um treinamento essencial para toda empresa que procura manter uma boa posição perante seus stakeholders. Essa preparação precisa ser permanente, pois encarar uma entrevista ou enfrentar as câmeras é uma coisa difícil para a maior parte das pessoas.

O treinamento ajuda a melhorar a fala, os gestos e a postura do porta-voz. É recomendado para políticos, gestores de empresas e para pessoas físicas que desejam aprimorar seu relacionamento com os jornalistas, otimizando sua comunicação.

Leia o post e veja como é o processo de Media Training da Partners!

Por que a Partners é referência em Media Training?

A Partners tornou-se referência no assunto porque o treinamento é um dos carros-chefes da empresa. A agência oferece todo o suporte necessário durante o treinamento, para redes sociais (como o Facebook) e para os meios de comunicação, fazendo também a escolha do porta-voz.

O porta-voz Media Training é um profissional que interage com as mídias, representando a empresa. Trata-se de uma função muito importante nos dias atuais em que globalização e comunicação são palavras-chaves em todos os setores econômicos e sociais.

A forma específica como a empresa se relaciona com a televisão, o rádio, o jornal, as mídias digitais determina sua imagem perante o público e a forma como as pessoas veem essa empresa.

A Partners atua há mais de 20 anos no mercado, desde 1994. Começou como uma pequena agência e, aos poucos, dando assessoria a clientes que consolidaram sua trajetória e suas marcas. Ela foi pioneira nesse tipo de treinamento, inovando o segmento de agências publicitárias.

Entre os clientes da agência estão ministros, funcionários da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), empresários, políticos, pessoas que têm necessidade de falar em público e marcar presença na mídia e assim por diante.

Caso o cliente seja uma empresa, a Partners avaliará o segmento em que ela está inserida, focalizando no mercado em que ela atua, considerará os players e o modo como as concorrentes se relacionam com a mídia. Serão usados exemplos da própria área do cliente que o ajudarão a se familiarizar com o treinamento.

Atendimento personalizado

O Media Training da Partners é bem personalizado. Sempre que o cliente faz um contato com a mídia, é preciso analisar e identificar pontos positivos e negativos. Também se faz necessária a avaliação de como o cliente se comporta perante a mídia digital, considerando que se trata de um ambiente mais complexo, que requer uma linguagem específica, pois cada pessoa se transforma em um veículo de comunicação.

Nas entrevistas, a agência explica como cada jornal veicularia as informações conforme as entrevistas. Assim, o cliente fica sabendo, por exemplo, como seria a abordagem feita pelo , Jornal Folha de S. Paulo e pelo O Globo, por exemplo. As diferenças na forma de comportamento permitem ao cliente identificar as melhores maneiras de tratar determinado assunto.

O cliente precisa ser aprovado nas diferentes etapas do processo, como acontece nos vestibulares.

Quais etapas são seguidas e como é o processo realizado pela empresa?

A Partners segue três etapas para realizar o treinamento: treinamento básico, treinamento intermediário e treinamento avançado.

O treinamento básico

O treinamento básico é aquele em que o cliente fica sabendo qual o papel da imprensa, como ela funciona, os jornalistas dos veículos e as características de cada um. Essa etapa explica o funcionamento da imprensa e as expectativas dos jornalistas em relação às pessoas entrevistadas.

O aluno aprende qual o comportamento dos jornalistas, o que é o jornal, que atitude assumir em diferentes tipos de entrevistas, seja em TV, rádio ou jornal. Também orienta sobre os cuidados especiais que devem ser tomados quando a entrevista for por telefone ou pessoalmente.

O treinamento intermediário

Nessa etapa, a Partners aplica exercícios para testar o aprendizado do cliente por meio da avaliação dos treinadores. Há a simulação de diferentes entrevistas para televisão, rádio, jornal, entrevistas pessoais e por telefone (que talvez seja uma das formas mais complexas de entrevista). O treinamento mostra os cuidados necessários para cada tipo de entrevista.

Aborda-se ainda a postura, das roupas que devem ser usadas, tom de voz, da linguagem a ser utilizada (vícios de linguagem e cacoetes da fala devem ser eliminados, como “tal, né, isso, é”.

Nesse ponto do desenvolvimento, já está se avançando para a terceira e última etapa.

O treinamento avançado

Nessa etapa final, o treinando é submetido a uma análise completa. Acontece a simulação de muitos tipos de entrevista. São colocadas situações mais complexas para o cliente resolver, como crises. São feitas perguntas extremamente capciosas para testar o aprendizado do aluno.

A Partners também realiza entrevistas-surpresa, contando com a participação de diferentes jornalistas que atuam em veículos de comunicação diversos. Esses profissionais são convidados pela empresa para a realização do Media Training.

Quais os benefícios de realizar o Media Training da Partners?

É importante investir em Media Training em qualquer estratégia de relações públicas. O benefício principal é que a imagem da empresa fica fortalecida, facilitando sua consolidação no mercado.

Outro benefício é que a empresa conseguirá se sair bem em toda entrevista que precisar fazer. O porta-voz conseguirá passar a mensagem de forma clara, respeitando a cultura organizacional da empresa. Se a organização estiver enfrentando uma crise de imagem, ela poderá se recuperar caso, em uma entrevista, o representante consiga apresentar uma boa defesa.

Defender adequadamente a imagem do negócio é fundamental quando a empresa enfrenta crises que prejudicam seu posicionamento no mercado. Uma boa argumentação pode diminuir a intensidade dos danos à marca.

O representante, após o Media Training da Partners, terá como passar a informação correta ao público, conquistando a simpatia das pessoas e até favorecendo a captação de clientes e a fidelização de consumidores que já compraram na empresa.

O porta-voz perderá o medo de dar entrevistas, se sentirá mais seguro diante das câmeras, não cometerá erros. Ele poderá até se tornar um profissional requisitado pela imprensa, um especialista em determinado assunto.

Certamente, o treinamento ajudará a criar oportunidades para a empresa, uma vez que a repercussão das ações causam impacto positivo na opinião pública.

O Media Training é um treinamento cuja demanda está crescendo à medida que os gestores se conscientizam da necessidade de melhorar a comunicação da empresa com a imprensa. A “febre” das redes sociais torna ainda mais evidente essa necessidade, pois com a ajuda das mídias digitais o público se aproxima ainda mais da marca.

Aproveite e entre em contato com a Partners para obter mais informações sobre seu treinamento!