Partners Comunicação Pro Business

Visibilidade online: por que sua empresa deve se preocupar com isso?

Visibilidade online: por que sua empresa deve se preocupar com isso?

Você já teve curiosidade de verificar o que ocorre quando busca o nome de sua empresa em diversos mecanismos de pesquisa? Quando você pesquisa o produto ou serviço que oferece, sua marca aparece nos primeiros resultados? A resposta para essas perguntas pode apontar como anda a visibilidade online de seu negócio.

Estamos em uma época em que a maioria das decisões de compra dos consumidores está baseada em pesquisas feitas pela internet. Além disso, os conteúdos vistos no ambiente virtual influenciam cada dia mais as pessoas que passam grande parte do seu tempo conectadas.

É possível encontrar muitos sites e blogs ensinando como aumentar sua visibilidade online, mas nem sempre os motivos para isso ficam claros. Se você ainda não compreende totalmente o motivo desse assunto ser tão explorado atualmente, continue lendo e entenda melhor sua importância.
Baixe o manual de planejamento de assessoria de imprensa

O que é visibilidade online?

O primeiro ponto a ser considerado é que existe uma diferença entre ter uma presença online e ser visível online. Não basta ter um site na internet, é preciso que ele seja visto pela maior quantidade possível de pessoas.

De maneira resumida, pode-se dizer que visibilidade online é a posição relativa de um site dentro da lista de resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisas, como o Google.

Para isso, a criação e publicação de um site não é o suficiente. É essencial buscar uma compreensão dos algoritmos utilizados pelos mecanismos de busca e utilizar os canais disponíveis na internet para a promoção da página.

Vale dizer que o principal objetivo da visibilidade online é a obtenção de novos clientes, mas ela também serve, por exemplo, para fortalecer a marca, melhorar o relacionamento com o público e obter destaque com relação à concorrência.

Como conquistar visibilidade?

Obviamente, cada empresa precisa de estratégias condizentes com seu mercado de atuação e tipo de público, mas algumas dicas valem para qualquer negócio.

Para começar, nada melhor que um planejamento de marketing. Primeiro, é necessário traçar objetivos para depois pensar em que ações serão mais eficazes para conquistá-los. Ter metas claras evita o desperdício de tempo e de recursos e facilita a definição de que linguagem é mais adequada e quais canais de comunicação devem ser utilizados.

Após isso, é importante colocar em prática um estudo do público-alvo da empresa. Não basta ter boas estratégias, elas precisam alcançar as pessoas certas. Para um bom marketing digital, é fundamental saber com quem falar ou não.

A próxima tarefa deve ser a de suprir esse público-alvo com conteúdo relevante. O marketing de conteúdo é uma das melhores formas de atrair, encantar e fidelizar clientes.

O passo seguinte é a construção da presença digital da empresa, por meio de um blog ou canais nas redes sociais, que possuem um alcance maior. Nesse ponto, é imprescindível pensar sempre em oferecer uma boa experiência ao usuário, independentemente do tipo de dispositivo que ele utiliza para acessar sua página.

Por que a visibilidade online é importante?

Estar ativo em muitas plataformas sociais não é uma garantia de mais negócios, mas aumenta as chances de ter seu nome percebido por potenciais clientes. Uma presença online diversificada atrai mais tráfego para seu site e pode trazer uma série de vantagens.

Afinal, por que é tão importante que sua empresa seja encontrada de forma online? Conheça alguns benefícios realmente relevantes para todo tipo de negócio:

Alcance e conhecimento de público

O número de usuários de internet cresce a cada dia no mundo inteiro. Com tanta gente conectada, não dá para ignorar que o ambiente virtual é um lugar onde se pode falar com um número incrível de pessoas e fazer com que saibam da existência de sua marca.

Mais do que isso, por meio da internet, é possível conhecer melhor os clientes, sabendo diretamente por eles aquilo que querem, com pesquisas e estudos de comportamento, que apontarão que tipos de serviços e produtos estão sendo procurados e desejados.

Informação e relacionamento

Outro grande benefício da visibilidade online é a possibilidade de saber o que estão falando sobre sua empresa.

Mais do que o contato com a opinião das pessoas sobre seu negócio, a presença online permite uma melhor conexão com esses clientes. Respondendo às dúvidas e levando soluções para os problemas do público de forma oportuna e profissional, a empresa pode aumentar sua popularidade e obter um melhor relacionamento com o consumidor.

Estar presente nas redes sociais é um meio de ter um contato mais próximo com os clientes, podendo fazer com que se tornem fãs de sua marca e, consequentemente, divulgadores de seu negócio.

Geração de novos negócios

A visibilidade online não se restringe à publicidade e ao marketing, muito pelo contrário. Hoje em dia, grande parte dos usuários utiliza a internet para fins de compras. As vendas online não são mais uma novidade e não despertam mais insegurança nos consumidores.

Por isso, ter uma boa visibilidade online pode ser sinônimo de um número maior de vendas diretas aos clientes.

Autoridade no mercado

A visibilidade online também pode tornar sua marca uma líder de pensamento, uma referência sobre determinado assunto. Quando seu site desenvolve uma reputação por oferecer bom conteúdo, além de bons produtos/serviços, as pessoas continuam retornando e ainda compartilham o que veem.

Por causa disso que, atualmente, fala-se tanto que investir em conteúdo relevante atrai tráfego e aumenta o conhecimento da empresa. Isso ajuda a construir um relacionamento mais sólido com os clientes, que enxergam valor no que é oferecido.

Destaque da concorrência

Quando determinada marca tem uma forte presença online, que gera credibilidade e identificação, ela se torna mais conhecida e mais confiável, o que pode ser uma forma de se destacar com relação à concorrência.

Uma boa estratégia para alcançar esse objetivo é prestar atenção no que os concorrentes têm feito, para garantir vantagem por meio de ideias criativas e inovadoras.

Ficou mais fácil entender por que a visibilidade online é tão importante e como sua empresa pode se destacar? Se esse conteúdo foi útil para você, siga nossas redes sociais — FacebookLinkedIn e Twitter — e fique por dentro de tudo o que falamos por aqui!
Baixe o manual de planejamento de assessoria de imprensa