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Vale a pena investir em mídia paga? Entenda!

Você sabe como investir em mídia paga? Essa ferramenta é uma das estratégias utilizadas no marketing digital que busca atrair novos clientes, gerar tráfego para o site e aumentar a exposição da marca por meio de anúncios pagos.

A alta competitividade e a facilidade de encontrar produtos e serviços na internet criam a necessidade do equilíbrio entre ações orgânicas, como SEO e geração de conteúdo, aliadas às atividades pagas, como os patrocínios nas redes sociais. Neste post, explicaremos como utilizar a mídia paga em favor da sua marca! Boa leitura!
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O que é mídia paga?

Sabemos que no mundo dos negócios quem não é visto não é lembrado. Assim, construir um planejamento de ações requer a inclusão de estratégias pagas para fidelizar e conquistar o seu público-alvo.

Antes da internet, investir neste tipo de anúncio para divulgação era muito caro e, por isso, era uma possibilidade para poucos anunciantes. Os principais meios de comunicação utilizados eram a televisão, o rádio, os jornais e as revistas. Mas, com o surgimento da internet, os pequenos negócios encontraram a oportunidade de investir pouco e obter resultados.

A mídia paga possibilita impulsionar materiais diversos, desde posts no Facebook, aos vídeos, landing pages e até o nome da sua empresa no Google. O formato do anúncio e para quem ele vai ser exibido dependem do objetivo das campanhas que podem ser escolhidos nos gerenciadores das plataformas.

Como investir?

Na internet, as principais plataformas de investimento online são o Google AdWords e o Facebook Ads.

As duas empresas oferecem opções de anúncios a partir de R$ 1,00 por clique, por exemplo, possibilitando a escolha de objetivos diversos por parte do anunciante. Os anúncios podem ser pagos em relação ao número de visualizações, taxa de envolvimento ou número de cliques.

O sucesso das campanhas depende dos valores investidos, palavras-chave escolhidas, segmentação de público, escolha de imagens e textos, entre outros.

A grande vantagem dos anúncios online é que eles são flexíveis, conforme o orçamento e estratégia escolhidos. Essa flexibilidade possibilita que as campanhas sejam alteradas e pausadas a qualquer momento. Outro fator que ajuda a mensurar o sucesso da campanha são os dados de análise que ficam disponíveis nos gerenciadores.

Por que investir em mídia paga?

Uma empresa que deseja melhorar o seu branding e suas vendas precisa investir. A escolha de onde anunciar e quanto pagar é influenciada pelos objetivos da marca e das características da persona.

Se a persona da marca tiver como hábito ouvir rádio pelas manhãs, não faz sentido ignorar esse meio de comunicação e apenas investir em anúncios online. No marketing digital, não há uma unanimidade de estratégias certas e erradas, e sim aquelas que mais se adequam a sua persona.

Segundo a pesquisa Social Media Trends 2017, realizada pela Rock Content, 63% das empresas investem em mídia paga. Os principais motivos apontados para os investimentos são: aumentar a visibilidade da marca e vender produtos e serviços. Um ponto negativo é que essa estratégia gera cerca de 5% de aumento nos investimentos destinados ao marketing digital de uma empresa.

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Aumento de visibilidade

Investir em anúncios pagos aumenta a visibilidade do seu negócio. Se o seu público- alvo não sabe da existência da sua empresa, ele jamais poderá se tornar um consumidor.

O ambiente online, por exemplo, vem se tornando o principal meio de comunicação utilizado pelos brasileiros. Se antes a televisão era unanimidade entre os meios de informação mais utilizados, atualmente o celular vem roubando essa posição.

Imagine o número de negócios que sua empresa está perdendo pelo fato de você ainda não investir em mídia paga no ambiente online.

Geração de tráfego

Segundo as estratégias do funil de vendas, é preciso aumentar a entrada de visitantes no topo do funil para que depois os leads avancem na jornada de compras até a conversão.

Por meio de anúncios pagos com links para o seu site ou um post blog específico, será possível atrair usuários para sua página, aumentando o número de visitas e, consequentemente, o número de vendas. Além disso, o crescimento do tráfego influencia nas estratégias de SEO e melhora o ranqueamento do seu site nos buscadores.

Geração de buzz

Gerar buzz para a sua marca coloca as pessoas para conversarem sobre os seus produtos e serviços. O buzz marketing ajuda a criar engajamento e a melhorar a reputação, atingindo pessoas certas com o conteúdo adequado. Criando anúncios pagos, o seu serviço fica em evidência e torna-se a referência de um setor.

Resultados rápidos

Ao comparar os resultados obtidos pelos anúncios pagos em relação aos conteúdos orgânicos, a primeira opção apresenta resultados mais rápidos. O conteúdo pago tem objetivos mais claros de conversão e, quando um lead clica nesse link, sinaliza à empresa que já está no fundo de funil. Ou seja, isso significa que esses usuários já sabem o que procuram e estão mais propensos a comprar e a contratar um serviço do que os leads de topo de funil.

Além do mais, os gerenciadores mostram quantas pessoas clicaram no seu anúncio, quantas compraram por meio daquele link patrocinado e quais desistiram após clicar. Esses relatórios completos revelam dados importantes e facilitam a otimização das estratégias, inclusive ajudam no cálculo do ROI (Retorno sobre o Investimento).

Possibilidade de segmentação

Os anúncios no ambiente offline não oferecem tanta capacidade de segmentação quanto os anúncios online. Quando uma marca anuncia em ônibus ou metrô, a segmentação do público é vaga, por exemplo, mediante a renda e o local onde essas pessoas moram ou trabalham. Mas, além dessas poucas informações sobre o público, também não é mensurado o resultado real dessas ações.

No caso do anúncio online, a situação é diferente. É possível segmentar o público por localização, idade, gênero, renda, interesses, ações que ele realizou na internet, além de diversos outros fatores que podem ser cruzados, criando novas segmentações. A divisão pode variar ainda conforme a etapa em que o lead está no funil de vendas.

Esses fatores corroboram com a importância de investir em mídia paga aliada a outras estratégias. Quer ficar por dentro das novidades da comunicação? Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos.
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