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Marketing nas redes sociais: por onde começar uma estratégia?

Você já sabe que mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados. Por isso, decidiu criar uma página do Facebook e uma conta no Instagram para o seu negócio. Contudo, nada disso surtiu efeito algum. Ou seja, nada de novos clientes.

Por um momento, você até chegou a pensar que essa história de redes sociais não é tão eficiente assim, certo? Se isso realmente aconteceu, saiba que ter contas nas redes sociais e criar conteúdo sem estratégia é, realmente, um caminho ineficiente. Por isso, é tão importante que os empreendedores compreendam mais sobre marketing nas redes sociais.

O segmento é uma vertente do marketing digital. De forma muito simples, ele visa colocar em prática ações estratégicas e aplicá-las nas redes sociais para prospectar, fidelizar clientes, aumentar o reconhecimento de uma marca e até elevar sua participação no mercado.

Agora que você já sabe disso, talvez esteja se perguntando “mas como colocar em prática?” É uma boa pergunta. Saiba que isso é possível por meio de pontos específicos e é justamente o que vamos mostrar neste artigo. Confira!

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7 passos para aplicar marketing nas redes sociais e alavancar os negócios

1. Faça o roteiro da campanha

Qual é o seu objetivo nas redes sociais? Precisa conquistar novos clientes? Manter um bom relacionamento com os atuais? Responder perguntas como essas é fundamental para entender o caminho que deve ser tomado.

Você precisa saber quais são seus objetivos nas redes sociais para criar um roteiro com ações pontuais para alcançá-los. Caso contrário, qualquer conteúdo gerado será jogado no escuro e sem qualquer previsão de resultado. Dessa forma, crie um roteiro, especifique quais são seus objetivos e preveja os possíveis retornos.

2. Defina suas metas

No tópico anterior, você definiu seus objetivos. Por exemplo, você pode ter colocado no roteiro que seu objetivo é ampliar seu posicionamento nas redes sociais para atrair novos clientes.

Diante disso, a questão que deve ser levada em consideração é: quais metas devem ser colocadas em prática para atrair novos consumidores? Entende a lógica? É necessário que cada meta do roteiro tenha ações pontuais para chegar no objetivo central.

3. Saiba quem é seu público-alvo

Você já sabe quais são seus objetivos e suas metas. Isso é ótimo! Mas por acaso sabe quem é seu público-alvo, ou seja, as pessoas que realmente possuem o perfil para consumir seus serviços ou produtos? Caso a resposta seja não, precisamos conversar. Não adianta criar estratégias se você não sabe para quem elas devem ser direcionadas. Vamos exemplificar.

Imagine que está em um palanque. Há centenas de pessoas a sua frente. Você pega o microfone e transmite sua mensagem. Após alguns minutos, percebe que somente 20 pessoas ficam realmente interessadas no que você tem a dizer. Podemos dizer que elas fazem parte do seu público-alvo.

Nas redes sociais é a praticamente a mesma situação. Há milhares de pessoas, mas somente algumas terão a predisposição de consumir seus produtos e serviços. Por isso, é importante saber quem são elas.

Sendo assim, é necessário determinar o público em dados demográficos como: gênero, idade, salário, comportamento, hobbies, interesses, localização, entre outros. Isso vai otimizar o tempo, fazer com que a mensagem chegue mais rápida e o resultado seja melhor.

4. Identifique os melhores canais

Muitas empresas criam perfis em diversas redes sociais. Com o passar do tempo, elas acabam percebendo que algumas não geram resultados satisfatórios. Isso acontece, pois nem sempre o público-alvo da empresa está em todas as redes sociais.

Nesse sentido, é importante entender em qual canal seu público está. Isso otimiza todo o trabalho e ainda evita desperdício de investimentos financeiros.

5. Entenda como atuar em cada canal

É fundamental dominar o canal que será trabalho. Por exemplo, uma campanha no Facebook não pode ser replicada no mesmo modelo do Instagram. Por que? Simples. São redes sociais diferentes e que exigem abordagens, cortes de vídeo e formatos diferentes. Para exemplificar melhor isso, vamos a um case de sucesso.

O iFood, aplicativo, fez uma campanha com a cantora Anitta. No Instagram, por exemplo, trabalhou com boomerangs e vídeos curtos. Já no Facebook a empresa atuou com vídeos um pouco mais longos, mas com mensagens rápidas.

O que podemos perceber é que o iFood entendeu que sua mensagem, apesar de ser a mesma, precisava se adaptar ao canal para chegar no consumidor. O resultado da campanha? Sucesso.

6. Avalie os recursos disponíveis

Muitas vezes, é necessário ser um equilibrista para colocar o planejamento do roteiro em prática. Isso porque a criatividade da equipe precisa estar alinhada com os recursos financeiros disponíveis. Já imaginou chegar em uma etapa crucial no roteiro e perceber que não há recursos financeiros para colocá-la em ação? Complicado, né?

É bom lembrar que boas ideias nem sempre exigem altos investimentos. Contudo, planejar é uma forma eficiente de estabelecer que cada etapa da campanha será realizada na época correta e terá seu valor de investimento assegurado. Isso evita prejuízos e problemas no futuro.

7. Monitore a campanha nas redes sociais

Muitas vezes uma ideia que parece perfeita não gera o resultado esperado na prática. Isso pode acontecer por diversos fatores e entendê-los é essencial. Uma maneira eficiente de saber o que saiu errado e quais mudanças realizar é com o monitoramento.

Atualmente, há diversas ferramentas eficientes para fazer isso. Elas permitem mensurar o engajamento, identificar as emoções geradas pela campanha e muito mais.

Diante disso, mensurar os resultados é fundamental, já que ele permite identificar se a campanha está no caminho certo para atingir seu objetivo. Caso não esteja, nada de desespero. Adaptar, mudar ou criar são táticas normais de qualquer campanha de marketing.

Se você chegou até o fim deste texto, boa notícia. O caminho para conquistar bons resultados está sendo traçado. Todavia, pode ser que ao colocar algumas das dicas em ação surjam dúvidas. Fique tranquilo. Isso é muito comum no início. Pode ser até que você precise da ajuda de algum profissional que atue com comunicação e marketing.

Caso isso aconteça, saiba que a Partners Comunicação Integrada LTDA conta com um time de profissionais especializados. É só entrar em contato para tirar suas dúvidas sobre marketing nas redes sociais.

 

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