Partners Comunicação Pro Business

Jornal interno: como as empresas estão reinventando esse veículo?

Mesmo com o avanço da tecnologia, o jornal interno continua sendo um instrumento de comunicação eficaz e dinâmico dentro das organizações. Isso se dá porque nem todos os colaboradores têm acesso constante a internet ao longo da sua jornada de trabalho.

Logo, com o objetivo de manter todos cientes e alinhados quanto às informações da empresa, é importante implantar essa ferramenta que possibilita um alcance de todos os públicos, com a mesma qualidade e dinâmica necessária. A seguir, mostraremos como as empresas estão reinventando esse veículo, entre outras informações importantes acerca do tema. Acompanhe! 

O que é e por que adotar um jornal interno na empresa?

A comunicação interna tem um grande poder de elevar o sentimento de pertencimento por parte dos colaboradores, pois permite que eles entendam a relevância do trabalho individual para a eficiência do time.

Dentre os vários canais de comunicação interna utilizados dentro de uma organização, temos o chamado jornal interno que, basicamente, reflete em um material que engloba informações, eventos e fatos relacionados à empresa.

Quando a comunicação interna não provoca nenhuma reação por parte dos colaboradores é muito provável que ela não esteja sendo bem realizada ou, possivelmente, apresenta falhas no percurso ao repassar as informações.

Como planejar o jornal interno da empresa?

É importante saber como planejar o jornal interno para que os funcionários se tornem leitores assíduos. Nesse sentido, separamos duas dicas relevantes que devem ser levadas em consideração na hora de estruturá-lo. Confira!

Linguagem do conteúdo

É importante ressaltar que o público interno de uma organização é composto por pessoas de diferentes níveis de escolaridade. Portanto, o texto deve apresentar uma linguagem simples e de fácil entendimento.

Periodicidade

A periodicidade com que o material será disparado aos funcionários também reflete em uma boa ou má comunicação interna. Desse modo, é aconselhável manter uma periodicidade quinzenal ou mensal.

Quais são os benefícios gerados para a empresa?

O jornal interno é considerado uma poderosa ferramenta estratégica, uma vez que otimiza e aproxima o relacionamento entre a organização e seus colaboradores. Nessa direção, separamos quatro benefícios que você, empresário, terá ao implantar o jornal interno na sua empresa.

Fortalece a marca

Para obter o crescimento da organização, é importante que o colaborar seja comunicado e receba periodicamente as notícias que permeiam o ambiente da empresa. Assim, o jornal interno pode ser o principal canal de comunicação para proteger e divulgar a marca dentro da empresa.

Evita boatos

Infelizmente, quando as empresas não se preocupam com a comunicação interna é comum o surgimento de boatos. Por isso, a produção de um jornal interno é uma forma de democratizar as informações e evitar ruídos entre os trabalhadores.

Alinha os colaboradores com os valores e a missão da empresa

Para que os objetivos de uma organização sejam alcançados é fundamental que os colaboradores estejam informados quanto as posturas e os comportamentos que se esperam deles. Assim, o jornal interno ajuda também a transmitir e alinhar a missão e os valores da empresa. 

Valoriza os funcionários

Quem não gosta de se sentir valorizado, não é mesmo? E uma das formas de fazer isso é utilizando o jornal interno. Com ele, além de inserir as informações e fatos da empresa, é possível ressaltar algum feito de um colaborador e, consequentemente, elevar o engajamento da equipe.

Tão importante quanto a comunicação com o público externo é a comunicação interna para que todos os colaboradores compartilhem da mesma direção estratégica da organização.

Gostou deste texto? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações. Estamos no Facebook, Twitter e Linkedin!

No Comments
Post a Comment