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Gestão à vista: metodologia pode fortalecer a comunicação interna

Se ainda não conhece a metodologia de gestão à vista, é provável que esteja perdendo uma das mais poderosas ferramentas para informar e fortalecer a equipe. Isso porque, ela agrega uma visão mais sistêmica, facilita a comunicação e a percepção de transparência.

Não por acaso, algumas das maiores empresas do mundo utilizam essa metodologia no seu expediente. Nelas, os profissionais podem verificar painéis com medições do desempenho empresarial pelos corredores, em locais estratégicos e acessíveis.

Quer entender mais sobre o que é gestão à vista e seus efeitos sobre a comunicação interna empresarial? Então continue a leitura para conferir!

Afinal, o que é gestão à vista?

Há tempos se entende a importância de levantar e acompanhar as métricas e os indicadores-chave de desempenho — como o nível de satisfação dos clientes ou o percentual de lucratividade da organização, por exemplo. Eles oferecem uma visão holística da empresa, permitindo que os líderes naveguem com uma espécie de bússola.

Contudo, não basta levantar os indicadores de desempenho, é preciso compartilhá-los. Somente assim, os profissionais podem entender e desafiar o status quo da firma.

A metodologia de gestão à vista tem grande relevância para que isso aconteça. A grosso modo, é uma ferramenta de administração que propõe o compartilhamento das informações, agregando transparência no expediente. Nela, indicadores, relatórios e atas devem ser compartilhados em painéis em pontos estratégicos da empresa.

Ou seja, consiste em fixar informações relevantes, permitindo que os gestores e colaboradores da empresa tenham acesso a dados confiáveis e atualizados.

Quais os benefícios para a comunicação interna?

Sem dúvida, são muitos os benefícios correlacionados. A gestão à vista garante que os profissionais fiquem bem informados e entendam o estado atual da empresa. Além disso, agrega transparência e otimiza o clima de trabalho. Entenda mais a seguir!

Aperfeiçoa a comunicação interna empresarial

O sucesso da comunicação interna vem, em grande parte, da capacidade de cascatear as informações certas para os profissionais da base da pirâmide organizacional. Ou seja, é preciso criar um movimento ascendente de comunicação.

Com a metodologia de gestão à vista, é muito mais fácil manter os colaboradores informados. Eles podem ter acesso aos relatórios, atas e indicadores que estão fixados na parede, sem demandar previas reuniões ou encontros de alinhamento.

Reduz o número de reuniões dispensáveis

Fazer reuniões é importante para o time. Nelas, pontos fortes e fracos podem ser tratados e certos induzimentos estabelecidos. Muitas reuniões, no entanto, podem mitigar a produtividade, é o que diz pesquisa da Microsoft — onde os profissionais admitiram que são improdutivos por cerca de 17 horas semanais.

Ao adotar o modelo de gestão à vista, muitas reuniões de alinhamento não terão mais nenhum sentido. Os colaboradores poderão ter acesso às informações direto da fonte, visualizar relatórios e agir para que resultados grandiosos sejam atingidos.

Melhora o clima no ambiente de trabalho

O clima organizacional é uma espécie de atmosfera interna, que influencia e é influenciada pelos profissionais que estão na empresa. Com a gestão à vista, se torna factível arquitetar um clima de transparência, segurança e confiança mutua.

Dependendo da abertura das informações dispostas nos painéis, os colaboradores não precisarão mais falar com seus líderes para entender o que se passa na empresa. Isso elimina o sentimento de desconfiança, o que melhora o clima de trabalho.

Mantém o foco no que é realmente importante

Nas empresas, é muito fácil perder o foco. Os colaboradores e os gestores podem doar sua energia em ações que não agregam valor, como grandes exigências burocráticas ou infrutíferas promoções de vendas. Ao usar os painéis de gestão à vista, por outro lado, o foco dos profissionais pode ser direcionado para resultados importantes.

Ao identificar, levantar e compartilhar os indicadores e relatórios corretos, alinhados aos objetivos genéricos da empresa, é possível manter os profissionais engajados em pontos específicos e estratégicos.

Como implementar a gestão à vista de forma adequada?

Iniciar a metodologia de gestão à vista é um processo e, como em todo processo, depende da correta execução de algumas etapas. É preciso estabelecer os indicadores e as métricas que serão usadas, direcionar as informações aos funcionários e posicionar painéis estrategicamente. Confira, agora, alguns dos principais passos!

Estabeleça as informações a serem veiculadas

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer as informações que serão compartilhadas por meio da metodologia de gestão à vista. Elas podem ser diversas, como alvarás, atas ou métricas de desempenho. 

Para isso, comece eliminando as informações confusas, que importam pouco aos colaboradores ou que apresentam métricas de vaidade. A ideia é veicular somente as informações que, de alguma forma, contribuam para motivar e otimizar a transparência interna.

Defina os indicadores com base nos objetivos genéricos

Na maioria dos painéis de gestão à vista, há uma grande quantidade de indicadores de desempenho. Eles demonstram fielmente a situação atual da empresa, por isso são tão relevantes. A questão é: como selecionar os que serão compartilhados?

Uma das dicas mais importantes é levar em consideração os objetivos genéricos da empresa. Por exemplo, se o objetivo é aumentar a participação de mercado da empresa, monitore e compartilhe indicadores correlacionados — como market share, efetividade das vendas ou tíquete médio por vendedor.

Posicione os painéis em locais estratégicos

Imagine separar as informações mais importantes, fixá-las em um painel de gestão à vista e colocá-lo em um local pouco visível. Não faz nenhum sentido! Logo, o ideal é posicionar o painel estrategicamente, onde o público-alvo tenha fácil acesso.

Escolha lugares com maior fluxo de funcionários, próximo ao ponto eletrônico, bebedouro ou na sala de reunião, por exemplo. Esses locais podem variar de acordo com os funcionários que deseja atingir com o painel.

Como  você pôde observar ao longo do artigo, a metodologia de gestão à vista pode fortalecer a comunicação interna — o que, por sua vez, gera uma série de outras vantagens à empresa. E mais, agrega maior transparência e ajuda a manter o foco no que realmente importa. Portanto, vale a pena investir nessa estratégia!

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