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Como a comunicação integrada fortalece a marca e resulta em vendas?

Toda empresa tem uma “voz” que é usada em diversos meios para anunciar serviços, fidelizar clientes e reforçar os princípios da marca. Ainda assim, nem toda instituição sabe usá-la de forma adequada para alavancar as vendas. A comunicação integrada busca oferecer serviços que permitam mudar esse cenário.

Quer ver um exemplo do que estamos falando? Imagine que um cliente procure por um serviço. Ele entra no site da organização, mas não encontra as informações necessárias.

Insistente, ele vai até a página do Facebook da empresa. Lá, encontra informações totalmente diferentes das que estão no site. Resultado: o cliente procura por outra companhia. Afinal, ele não encontrou o que realmente precisava e ainda ficou confuso com a postura da marca.

O exemplo acima demonstra bem o que acontece quando uma organização não atua com comunicação integrada. Ocorre que as informações acabam sendo passadas sem que haja um planejamento estratégico nesses casos.

A CI, como também é conhecida esse tipo de comunicação, faz com que a mensagem que a empresa quer passar seja efetiva em todos os meios para impactar a decisão de compra do cliente.

Para isso, ela realiza a união de diversas áreas, como jornalismo, relações públicas, social media e publicidade. Dessa forma, todas as áreas atuam a partir de um planejamento estratégico e, apesar de serem praticadas em meios diferentes, conversam entre si para gerar a transmissão de mensagens sensatas.

Como aplicar a comunicação integrada em uma empresa?

A comunicação integrada exige a atuação de diversos profissionais, como já dito acima. Por esse motivo, a forma mais simples, eficiente e econômica de colocá-la em prática é por meio da contratação de uma agência especializada.

Essa agência faz um trabalho minucioso de entender as metas e os objetivos do cliente, sua missão, visão, valor, pontos fortes e fracos. Também faz uma pesquisa para entender quem é o público-alvo e, com isso, que tipo de mensagem é necessário produzir para atraí-lo.

A partir de toda a pesquisa, a empresa tem embasamento para atingir os objetivos de uma organização, por meio de um plano de comunicação. No entanto, isso é só o começo. O plano é colocado em prática por meio de diversos serviços. Confira cada um deles a seguir!

Assessoria de imprensa

Ter um bom relacionamento com a mídia é um passo fundamental para conquistar credibilidade. Isso porque, de acordo com uma pesquisa da Datafolha, a imprensa é considerada a segunda instituição mais confiável do país. Nesse sentido, o serviço de assessoria de imprensa é muito importante para fazer uma ponte entre a instituição e a imprensa.

Gestão de redes sociais e site

Como já mencionado, a comunicação precisa estar alinhada para atingir o consumidor. Por isso, uma agência de comunicação atua com a gestão de redes sociais e sites. Ela trabalha para que a mensagem seja direcionada de forma objetiva, seguindo os objetivos da empresa.

Publicações no Facebook, Instagram e em blogs são algumas das tarefas realizadas. Atualmente, esse serviço é extremamente importante para qualquer organização. Afinal, o Brasil conta com 116 milhões de pessoas com acesso a internet, segundo o IBGE.

Gestão de crises

Não importa quão boa seja uma empresa, o risco de crises sempre existirá. É por isso que a agência conta com profissionais capacitados para enfrentar diversos tipos de situações negativas. Eles atuam para contornar tempos difíceis, de maneira que não haja prejuízos para a credibilidade da marca.

Marketing digital

Manter uma presença impactante no meio digital é fundamental. Já mencionamos que o número de consumidores com acesso a internet cresce cada vez mais no Brasil.

Por isso, criar estratégias para atingi-los de forma eficiente no ambiente online é um dos objetivos do marketing digital. Por meio de mídia paga, produção editorial e parcerias, a agência consegue fazer com que a empresa atinja cada vez mais novos consumidores.

Comunicação Interna

Não basta ter um bom relacionamento com os clientes. É necessário que isso também aconteça com os colaboradores, já que eles são a base para que a empresa consiga oferecer serviços de qualidade.

Sendo assim, a comunicação interna visa gerar um diálogo transparente e respeitoso com colaboradores para que eles continuem evoluindo no trabalho e permaneçam atuando de acordo com a missão e os valores da instituição.

Design e Identidade Visual

Uma mensagem pode ser transmitida de diversas formas, por meio de cores, imagens, fontes de letra, logotipo etc. Tudo isso gera um impacto no consumidor e, por isso, precisa estar alinhado à estratégia da empresa.

Lembre-se de que é muito importante estabelecer uma integração entre a mensagem visual e a escrita. Por isso, o design e a identidade visual também são serviços disponíveis em uma agência. É importante lembrar que eles são fornecidos de acordo com a necessidade de cada cliente.

Relações Públicas

Quanto mais uma empresa cresce, mais ela ganha destaque na comunidade em que está inserida. Sendo assim, a gestão de sua reputação neste ambiente e é indispensável.

O serviço de relações públicas entra na comunicação integrada para garantir que a empresa conquiste ou permaneça com uma excelente imagem. Para isso, tarefas como a produção de eventos e outros tipos de ações devem ser realizadas.

Produção audiovisual

Outro serviço essencial para uma comunicação integrada é a produção audiovisual. Ocorre que, segunda o novo relatório da Cisco, 80% do tráfego de internet no mundo será feito no formato de vídeo em 2019. Ou seja, esse é um mercado que precisa ser explorado, pois há grandes chances de trazer bons resultados.

Por todas as informações que vimos acima, a agência proporciona para o cliente um trabalho completo de audiovisual. E os vídeos são desenvolvidos por meio de roteiros que acompanham a estratégia da empresa. Além disso, são produzidos de forma adequada para cada plataforma, como o Storie, o feed do Instagram, o Facebook e o Youtube.

Agora que abordamos os principais serviços fornecidos por uma agência de comunicação integrada, é preciso mencionar que há muitas outras atividades que visam proporcionar uma comunicação 100% alinhada para alcançar os objetivos de uma organização. Para saber mais sobre o tema, acesse a nossa página de serviços.

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