Partners Comunicação Pro Business

Clima e cultura organizacional: como acompanhar e consolidar?

Dois fatores importantes influenciam muito o desempenho de sua empresa: clima e cultura organizacional. Enquanto o primeiro visa as propriedades do ambiente de trabalho como um todo, a cultura organizacional abrange regras, atitudes e comportamentos dos funcionários.

Os dois conceitos são interdependentes: um não existe sem o outro e ambos precisam andar sempre alinhados. Mas isso não significa que eles são totalmente estáveis.

Tanto o clima quanto a cultura organizacional devem mudar e melhorar periodicamente para atender às necessidades de seus colaboradores e do mercado de forma geral. Afinal, mantê-los totalmente consistentes se transforma também em um diferencial competitivo e angaria muito mais reconhecimento interno e externo para o negócio.

Daí a importância de acompanhar e consolidar essas definições. O processo é delicado e desafiador, mas acaba em bons resultados e excelentes mudanças. Quer saber como mantê-lo em dia? Então continue a leitura deste artigo e siga à risca nossas dicas!

Realize pesquisas de clima

As pesquisas de clima organizacional são utilizadas para avaliar como anda o ambiente interno de uma empresa. Elas trazem resultados precisos a respeito do desempenho, do engajamento e da produtividade dos funcionários.

É possível, também, constatar o envolvimento dos colaboradores em relação à cultura, aos objetivos e aos valores da organização. Portanto, estas são consideradas ferramentas estratégicas e fundamentais para garantir crescimento individual e coletivo da equipe e de toda a empresa.

Normalmente, uma pesquisa de clima toma a forma de um questionário. Os colaboradores devem ter o prazo de pelo menos uma semana para respondê-la, para pensar bem sobre suas respostas e montar um retorno bastante honesto. O mais indicado é que ela seja realizada online, para maior assertividade na coleta de dados e também para assegurar que as respostas sejam sigilosas.

As perguntas devem ser elaboradas com foco geral na empresa e também em cada setor. Para incentivar a participação de todos, é interessante investir em campanhas de comunicação interna antes da aplicação.

Gestores e líderes devem se envolver mais nesse momento, para que sua equipe e liderados entendam a importância desse engajamento e se sintam mais motivados em fazer parte dessa grande mudança.

Não se esqueça de que os resultados também precisam ser apresentados depois de sua análise. Essa ação não pode demorar a acontecer, pois os colaboradores querem saber a respeito do plano de ação que será colocado em prática para garantir as melhorias solicitadas.

Promova ações de integração para estimular clima e cultura organizacional

A união da equipe é muito importante para criar um bom clima e construir uma cultura organizacional sólida. É essencial que os funcionários caminhem na mesma direção para atingir objetivos comuns.

Dessa forma, é preciso ficar claro que cada setor tem um papel importante nesse desenvolvimento, ainda que trabalho e funções não sejam similares. Para tanto, uma dica é promover ações de integração entre todas as áreas.

Palestras, dinâmicas, reuniões de alinhamento e treinamentos são alguns exemplos que aproximam funcionários e fazem com que eles entendam seu verdadeiro papel na empresa.

Delegar projetos em conjunto também pode gerar uma integração interessante, pois a prática permite que os colaboradores conheçam melhor o que seus colegas fazem e percebam a importância de manter a qualidade em operações e processos para facilitar a função do outro.

Após a execução dessas ações, lembre-se de passar um feedback conjunto e individual para os envolvidos. Reconheça o desempenho de quem se destaca, mas também mostre que o resultado final só foi possível devido à dedicação de todos. Sempre estabeleça metas tangíveis e não alimente a competitividade.

Um clima saudável é ameno, agradável e amigável, com o mínimo de intrigas e desentendimentos possível. Estimule apenas comportamentos que fazem parte da cultura organizacional da empresa e seja coerente para servir de exemplo e inspiração aos colaboradores.

Ações diárias simples também ajudam a integrar e envolver a equipe: criar programas de boas-vindas a novos funcionários, apresentar ou relembrar a trajetória da empresa, ressaltar os benefícios da organização e reforçar orientações cotidianas são alguns exemplos disso.

Atente-se para melhorias na comunicação interna

Promover os conceitos da cultura organizacional da empresa requer uma comunicação interna impecável. Isso significa centralizar informações em um canal oficial, incentivar a discussão de ideias e propostas e torná-la totalmente acessível a todos os setores.

Outro fator indispensável para melhorar esse contato é saber ouvir os colaboradores, para entender quais são suas expectativas em relação à empresa e descobrir o que é satisfatório e o que é incômodo para eles.

Mostrar-se aberto a essa comunicação é uma forma de receber feedback sobre como estão as relações no ambiente de trabalho e começar a providenciar ajustes antes mesmo de uma pesquisa de clima ser necessária.

Algumas coisas são de simples solução, e a agilidade em resolvê-las mostra que a empresa valoriza e se importa com a opinião dos funcionários e que está realmente disposta em colocar tudo o que for possível em prática para melhorar condições e processos de trabalho.

Essas conversas e interações também são bons momentos para se certificar de que a equipe entende a missão, a visão e os valores do negócio e de que está disposta a trabalhar em conformidade a eles.

Uma comunicação interna de qualidade é aquela que também mantém colaboradores informados sobre conquistas, mudanças e metas da empresa. Eles precisam saber exatamente o que está acontecendo para direcionarem esforços aos objetivos corretos.

Muitas vezes, porém, a organização não tem um setor específico que cuide desses detalhes. Como este é um item que jamais pode ser ignorado, recomenda-se a procura por um parceiro especializado que, além de ajudar no desenvolvimento de ações nesse quesito, também auxilie no acompanhamento e na consolidação do clima e cultura organizacional.

E é justamente com esse objetivo que a Partners está no mercado: assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crises, marketing digital, comunicação interna, eventos e tantos outros serviços fazem parte de nosso portfólio. Ficou interessado?

Então entre em contato conosco por meio de nosso site ou dos telefones disponíveis. Estamos sempre prontos para lhe atender da melhor maneira possível!

No Comments
Post a Comment