Partners Comunicação Pro Business

Agência de comunicação ou serviços de consultoria: o que você precisa?

Por vezes, uma empresa precisa de suporte externo para otimizar seus resultados, seja por falta de know-how, pela ausência de colaboradores capazes de realizar o mesmo serviço ou pelo viés estratégico. Então, surge a seguinte dúvida: é melhor contratar uma agência de comunicação ou serviços de consultoria?

Existem fatores que tornam as duas modalidades bastante distintas. Uma se apresenta como parceria que pode durar meses ou até anos, já a outra é um serviço com início, meio e fim, objetivando um resultado específico. Ainda assim, há uma grande confusão e muitos gestores não sabem qual é melhor opção para os negócios.

Pensando nisso, reunimos tudo o que você precisa saber para entender a diferença entre a agência de comunicação e os serviços de consultoria. Continue a leitura e confira!

A agência de comunicação e o desenvolvimento de estratégias

A comunicação é a base para a sobrevivência e o desenvolvimento das empresas. Sem um diálogo eficaz e contínuo com o público interno ou externo, fica muito difícil arquitetar um negócio sólido.

Uma boa comunicação depende de análise, estratégia, planejamento e peças bem construídas. Nesses pontos, a agência pode ajudar muito.

O que é uma agência de comunicação?

A agência de comunicação é responsável por analisar, planejar e criar estratégias ou peças para melhorar o diálogo com o público de interesse. Ela pode ser contratada para um serviço específico ou por período indefinindo. Entre os serviços oferecidos por uma empresa do tipo, estão:

Portanto, o gestor ou empresário deve identificar a demanda do seu negócio e buscar por uma agência de comunicação para solucioná-la. Se o “gap” está na falta de comunicação digital, por exemplo, a agência pode ajudar o contratante a ficar por dentro das tendências digitais e ser presente nas principais mídias sociais.

Em resumo, uma empresa especializada facilita todo o processo de comunicação das marcas, tornando-o mais objetivo, estratégico e eficaz no engajamento do público-alvo.

Quais benefícios a agência proporciona?

Há algum tempo, só se pensava na comunicação com ênfase no público externo. O objetivo era estabelecer uma conexão com o cliente. Hoje, também existe uma forte preocupação com o público interno, a exemplo dos colaboradores da empresa.

Nesse sentido, uma agência ajuda a fortalecer os laços internos e externos da empresa. Com ela, é possível chegar mais perto dos clientes e estimular decisões de compra, além de motivar os profissionais na busca por resultados específicos.

A grande vantagem é que a agência tem uma sólida experiência, afinal já realizou o mesmo serviço em outras empresas e sabe o melhor caminho a seguir. Portanto, as chances de acerto são maiores e será possível economizar recursos.

Outro benefício é a redução de despesas. Criar uma equipe de comunicação dentro da companhia sairia muito mais caro, pois seria necessário pagar salários e uma série de impostos trabalhistas, além de separar um orçamento para o novo time.

Os serviços de consultoria e o diagnóstico de falhas

O modelo de consultoria tem se tornado cada vez mais presente nas organizações. Resumindo, trata-se de uma pessoa física ou jurídica com elevado conhecimento em certo assunto, capaz de diagnosticar problemas e formular estratégias que levem à solução.

Portanto, é um processo com início, meio e fim. Entenda melhor nos tópicos a seguir.

O que são os serviços de consultoria?

Diferentemente da agência de comunicação, a consultoria tem um período bem estabelecido. Não há uma entrega contínua de serviços, mas sim a identificação e a solução de problemas. Além disso, é comum que o consultor atue em parceria com a equipe da empresa e não faça todo o trabalho sozinho.

O processo de consultoria pode variar bastante, mas alguns dos principais passos são:

  • identificação do problema;
  • análise dos atuais resultados;
  • definição de novos objetivos;
  • criação da estratégia;
  • implementação.

Nesse sentido, o consultor torna-se responsável por solucionar determinados “gaps”, mas não é parte da equipe nem responde ao superior imediato. Ele pode ser visto como um outsider, isto é, alguém que vem de fora e ajuda a melhorar o que está sendo feito.

Qual benefício do serviço de consultoria gera?

A consultoria pode ser uma ótima opção se você não sabe muito bem por onde começar ou não entende qual é a causa raiz do problema. Afinal, o consultor será responsável por fazer o diagnóstico inicial.

Nesse sentido, é preciso lembrar que muitas falhas envolvem causas difíceis de serem identificadas. A desmotivação da equipe, por exemplo, pode se originar na falta de comunicação. Portanto, é crucial ter alguém com know-how para desvendar os problemas.

Além disso, o serviço de consultoria será muito importante para criar um passo a passo até o resultado pretendido. Desse modo, é possível abandonar o status quo e arquitetar um negócio muito mais competitivo.

As diferenças entre as duas modalidades

Como é possível observar, há uma grande diferença entre o serviço de consultoria e a agência de comunicação. O primeiro deve ser acionado no caso de algum problema mais pontual, cuja causa não esteja explícita e o objetivo seja solucioná-lo.

Existem diversos tipos de consultoria, como em marketing, comunicação ou gestão de pessoas. Para definir qual se adapta melhor à empresa, é preciso analisar os “gaps” existentes.

A agência de comunicação, por sua vez, tem uma maior abrangência. Ela pode ficar responsável pela comunicação da companhia com o público interno e externo por tempo indeterminado, criando peças e estratégias para aperfeiçoar a comunicação. Sua contratação pode até substituir uma equipe inteira de trabalho, o que gera economia.

No entanto, é importante destacar que uma atuação não elimina a outra. Trata-se de serviços diferentes, que podem se aliar para o crescimento da empresa.

Se o negócio tem condições (e a necessidade) de contratar os serviços de consultoria e uma agência de comunicação, não há por que não fazer isso. Assim, ele vai se desenvolver muito mais.

Após a leitura deste artigo, você está por dentro do tema, não é? Lembre-se de que é preciso buscar por um fornecedor de ponta, com experiência e bons cases de sucesso.

Agora, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir as soluções em comunicação corporativa que separamos especialmente para você. Será um prazer atendê-lo!

No Comments
Post a Comment