Partners Comunicação Pro Business

Comunicação vertical, horizontal e 360º: saiba como diferenciá-las

Você já pensou em como as equipes de diferentes áreas se comunicam dentro de uma organização? Seja uma empresa privada ou pública, a comunicação representa um papel relevante, tanto no desempenho profissional de cada colaborador envolvido, como na conquista dos objetivos empresariais estabelecidos.

Quando nos referimos à comunicação interna de uma organização, estamos relatando principalmente os fluxos de informações que percorrem os diferentes níveis hierárquicos.

Nessa direção é importante conhecermos as diferentes formas de comunicação que podem ocorrem dentro de uma empresa, sendo elas: comunicação vertical, horizontal e 360°. Continue a leitura e saiba mais!

Comunicação Vertical

Essa comunicação, basicamente, respeita o nível de cargos em uma empresa (de baixo para cima ou de cima para baixo). Logo, este tipo de comunicação pode se dividir em dois sentidos de fluxos, sendo eles: ascendente e descendente.

Comunicação vertical ascendente

A comunicação vertical ascendente acontece de baixo para cima, ou seja, quando um colaborador se comunica com profissional que apresenta um cargo mais elevado. Por exemplo, quando um gerente de comunicação se reporta ao CEO da empresa.

Comunicação vertical descendente

Já essa comunicação ocorre de cima para baixo, ou seja, quando o líder do departamento se comunica com os seus subordinados. Essa comunicação muitas vezes ocorre por meio de instruções, comunicados e regras da empresa.

Comunicação Horizontal

A comunicação horizontal ocorre, essencialmente, entre os profissionais de um mesmo nível hierárquico, sejam eles da mesma empresa ou não.

Esse tipo de comunicação facilita a coordenação de tarefas e gera mais união entre os funcionários, pois permite o compartilhamento de informações relevantes entre os colaboradores de mesmo nível.

Usando o exemplo anterior, pode-se dizer que existe comunicação horizontal quando os profissionais interagem entre si, seja para partilhar informações, esclarecer dúvidas ou fazer solicitações.

No entanto, se um deles se reportar ao CEO da empresa essa comunicação passa a ser de fluxo vertical ascendente (de baixo para cima).

Comunicação 360°

A comunicação 360°, como o nome já bem diz, representa uma visão completa de todas as ferramentas de comunicação empresarial utilizada e suas possíveis interações com o ambiente digital no qual vivemos.

Contudo, para que essa comunicação seja fluída e conquiste o grande público pretendido pela empresa, é necessário definir estratégias e técnicas de comunicação mais assertivas, a fim de proporcionar uma boa experiência com a marca.

Logo, pode-se mencionar que a comunicação 360° chegou para ultrapassar os antigos conceitos da comunicação, pois ela não tem como foco o produto e/ou serviço a ser vendido e sim nas pessoas.

Em resumo, ela passa a integrar necessidades de conteúdo, divulgação e relacionamentos entre os colaboradores e seu público externo.

Nessa trajetória, o público passa a ser um grande propagador da marca, querendo trabalhar na empresa, assim como, fazer parte de suas causas, defendê-las e propagá-las.

Por fim, embora não menos importante, é indispensável falar sobre o fluxo de comunicação transversal.

Esse modelo de comunicação, bastante popular em empresas do tipo startup, permite que as informações sejam compartilhadas igualmente entre os colaboradores, ou seja, o fluxo percorre todas as direções, sem distinção de níveis e, portanto, sem centralização.

Saiba que o compartilhamento de informações, seja feito por meio da comunicação vertical, seja horizontal, seja 360°, deve acontecer de forma equilibrada, pois uma vez polarizada demais apenas uma delas, a credibilidade e a qualidade das relações entre os colaboradores e o público externo pode ser tornar comprometida.

Você curtiu este post sobre comunicação? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe com a gente, e com os nossos demais leitores, quais são as ações e estratégias utilizadas para melhorar a comunicação da sua empresa.

No Comments
Post a Comment