Partners Comunicação Pro Business

writer-1421099_1280.jpg

Artigo jornalístico: saiba como começar a escrever

O termo artigo jornalístico carrega uma série de significados. Do ponto de vista da legislação, um artigo pode ser o trecho de uma constituição, um código ou uma lei. No meio científico, é um texto acadêmico, que traz resultados de uma pesquisa. Já na percepção gramatical, é simplesmente a palavra que antecede o substantivo.

Na comunicação, o artigo tem ainda outro significado: é uma publicação jornalística. E é sobre esse tipo de texto que tratarei aqui.

Presente nas mídias impressa (jornais e revistas), on-line (sites, portais e redes sociais) e eletrônica (rádio e TV), o artigo jornalístico tem uma linguagem opinativa e não exige que a autoria seja de um jornalista. Pelo contrário, na maioria das vezes, esse tipo de texto não expressa necessariamente a opinião do veículo que o divulga.

Todo artigo que é publicado traz o nome de quem o escreveu, seu cargo, formação ou algum indicativo de que aquela pessoa tem autoridade ou conhecimento para se expressar sobre aquele assunto. Contudo, não basta redigir um texto opinativo e dizer que é um artigo. E, muito menos, enviá-lo para um veículo de comunicação confiando que será publicado.

A elaboração de um conteúdo como esse deve considerar uma série de elementos. São esses itens que vão ajudar a convencer o editor do veículo de que o texto cabe ou não publicação. Abaixo, listo algumas dicas para escrever um artigo jornalístico de qualidade.

 

 

Escolha o tema

Esse é o primeiro passo na hora de escrever o artigo. Opte por um tema que você tenha conhecimento e saiba explorá-lo. Melhor ainda se for um assunto de interesse público ou que esteja em debate naquele momento. Novidades, polêmicas e ideias inovadoras sempre são bem-aceitas.

Como fazer um artigo jornalístico

1- Pense na estrutura

O texto deve ter início, meio e fim. A dica é começar com a apresentação do assunto, depois entrar na argumentação, com posicionamento favorável ou contra, e encerrar com a conclusão, propondo soluções ou reafirmando o que foi defendido.

2- Elabore o texto

É preciso escrever de forma clara, objetiva e com uma linguagem de fácil entendimento. É importante que cada ideia tratada seja argumentada. Um conteúdo com exemplos também enriquece o texto e ratifica as informações. Mas é fundamental identificar a fonte, ou seja, de onde esse dado foi retirado.

3- Faça sentido

Um artigo jornalístico pode conter críticas, ironia e humor. Entretanto, o principal é que o texto tenha sentido. Aquelas palavrinhas conhecidas, coerência e coesão, muito abordadas na escola, são fundamentais para a produção de um artigo de qualidade.

4- Releia e revise

Erros de grafia, concordância e gramática, sem dúvida, não devem ocorrer. Por isso, é preciso ler e reler várias vezes o mesmo texto. Deixar para fazer a leitura do texto um dia após ter sido escrito é sempre válido, porque será mais fácil encontrar erros. E, quando necessário, recorra a algum dicionário ou gramática, especialmente para buscar sinônimos. Evitar repetições de palavras vai deixar seu texto mais rico.

Atentar para a pontuação também é muito importante, porque uma única vírgula empregada incorretamente pode alterar o sentido do que está sendo dito. Outro cuidado imprescindível é quanto às regras da nova ortografia.

5- Melhore sempre

Por mais perfeito que um texto pareça, tenha em mente que sempre é possível aperfeiçoá-lo. Quando tiver dúvidas em relação a isso, lembre-se da famosa frase: “Nada é tão bom que não possa ser melhorado”.

 

Aqui na Partners, o time de Assessoria de Imprensa produz e auxilia clientes na construção de artigos jornalísticos para posterior publicação em jornais, revistas e portais estratégicos para cada negócio. Isso porque entendemos sua importância como parte da estratégia integrada para gerar resultados de negócio, dentro do conceito de comunicação pro business . Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre esse gênero, mãos à obra!