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Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo

Aumentar o número de fãs e desenvolver estratégias para gerar mais engajamento para a página

Apresentação
Em setembro de 2012, o núcleo de mídias digitais da Partners Comunicação Integrada assumiu as redes sociais do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo. O principal objetivo do trabalho era produzir conteúdo, conquistar novos fãs e desenvolver estratégias para gerar mais engajamento (curtidas, compartilhamentos e comentários) para as páginas da autarquia no Facebook, bem como atender às dúvidas dos fãs. Na época, a página contava com 4.743 seguidores. 
O perfil do Conselho no Twitter passou a ser da responsabilidade da Partners em fevereiro de 2013 quando contava com 1.488 seguidores. Em 2014, o trabalho se estendeu ao LinkedIn, rede na qual foi criado um perfil inteiramente novo.

Desafios 
Aumentar o número de fãs e desenvolver estratégias para gerar mais engajamento para a página; tornar a página do CRCSP em uma fonte reconhecida de informação para os estudantes, os profissionais da contabilidade e as pessoas interessadas em informações contábeis; aumentar a interatividade com os fãs; criar postagens com uma linguagem mais humanizadas; e desenvolver imagens mais leves e descontraídas.
    
Estratégia
Ao longo desses quatro anos, foram elaborados conteúdos com foco em assuntos ligados às atividades e cursos promovidos pelo CRC SP, dicas de carreira, indicação de apostilas produzidas pela autarquia, eventos e informações sobre o universo contábil. Durante todo o ano, o conteúdo das postagens buscou ser diversificado para conquistar mais fãs e fortalecer a imagem da página como um perfil de referência em informação para as pessoas. 

As postagens sempre foram feitas diariamente (exceto sábado, domingo e feriados), numa média de quatro por dia no Facebook e, a título de registro, no Twitter, preferencialmente, em horários estratégicos. Já no LinkedIn, a opção foi fazer uma postagem, três vezes por semana, envolvendo assuntos institucionais, eventos e serviços do CRCSP. Durante três anos, por orientação do Conselho, as postagens seguiram uma linha editorial mais sóbria, com imagens que remetiam exclusivamente ao mundo empresarial. 

Em 2014, o núcleo de redes sociais da Partners percebeu necessidade e a urgência de diversificar o conteúdo para humanizar a página no Facebook e se aproximar mais de seus mais de 30 mil fãs na época (número conquistado de forma exclusivamente orgânica). A agência passou a dar ênfase especial para a produção de artes com dicas sobre carreira e bem-estar; frases de importantes profissionais do segmento; posts com perguntas e respostas e postar mais vídeos de programas do Conselho e alguns gravados pelos conselheiros. 

Em 2015, com a intensa repercussão e engajamento dos memes e gifs nas redes sociais, a Partners sugeriu à diretoria apostar no uso desses recursos para alavancar a divulgação da 24ª Convecon. Afinal, a maior parcela do público da fan page (26%) é formada por pessoas jovens de 25 a 34 anos, que normalmente estão mais acostumadas a esse tipo de brincadeira e se engajam com mais facilidade a elas. 

A ação era pontual e também serviria para medir a aceitação do público do CRCSP em relação a esse tipo de imagem. A então diretoria aceitou a sugestão e a página começou a colher suas primeiras impressões sobre a receptividade dos fãs sobre brincadeiras. Nesse mesmo ano, a Partners aprimorou a identidade visual das postagens e investiu ainda mais em conteúdos mais interessantes. 

Resultados
A página ganhou um novo fôlego com postagens que traziam imagens com memes e gifs animados.  A iniciativa veio com o objetivo de modernizar a imagem da autarquia e expandir seu raio de alcance nas redes sociais. Em apenas três dias (de 29 a 31/03), as 19 postagens feitas atingiram 116.627 pessoas, sendo que dessas apenas três posts envolviam memes e eles foram responsáveis por alcançar 87.585 pessoas. Num mesmo período na semana anterior (de 22 a 24 de março), foram feitas 18 postagens “normais” (sem memes ou gifs) que atingiram 47.074 pessoas. 

Cases

Aumentar o número de fãs e desenvolver estratégias para gerar mais engajamento para a página
Serviço:
25, 27
Um aumento de 62% na busca da imprensa pela Master como referência em fontes de informação
Serviço:
27
ações proativas com 280 notas redigidas e publicadas no site oficial do evento; 60 vídeos e mais de 10.000 fotos publicadas.
Serviço:
27
Em menos de seis meses, o Jângal tornou-se o melhor bar de paquera e a grande revelação da cidade
Serviço:
27, 147
AMR circulou positivamente nos veículos de Belo Horizonte, reforçando sua credibilidade e agregando valor institucional à marca.
Serviço:
25, 27
Criado em 1994, o jornal tinha um formato impresso e era um canal direto de informação
Serviço:
28
Ampliação das divulgações junto à imprensa com 80% de matérias neutras ou positivas
Serviço:
10, 17, 25, 26, 27, 30, 147
134 matérias em jornais, revistas, televisões, rádios, sites e blogs
Serviço:
11