Back to top

78° Jogos Abertos Horácio Baby Barioni – Bauru 2014

ações proativas com 280 notas redigidas e publicadas no site oficial do evento; 60 vídeos e mais de 10.000 fotos publicadas.

Apresentação
Os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni são realizados anualmente desde 1936, organizados pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo em parceria com a cidade-sede, escolhida com dois anos de antecedência por meio de uma eleição direta entre os municípios participantes da competição. O evento está entre os maiores do calendário esportivo da América Latina e tem por objetivo coroar o desenvolvimento da prática desportiva nos municípios paulistas, classificados nos Jogos Regionais.
A 78ª edição dos Jogos Abertos foi sediada novamente pela cidade de Bauru, que também recebeu o evento em 2012. Em 2014, foram reunidos 224 municípios em 25 modalidades esportivas, entre os dias 17 e 20 de novembro, com a presença de quase 20 mil atletas. Nomes como Diego Hypólito, da ginástica artística, Fabiana Murer, do salto com vara, Ethiene Medeiros, da natação, e Jugo Hoyama, do tênis de mesa, também participaram das competições.

Desafios 
A Partners Comunicação Integrada foi responsável pela assessoria de imprensa, cobertura jornalística e fotográfica de todas as disputas, produção de conteúdo para a rede social Flickr, produção de conteúdo para o site oficial do evento e boletins diários com os resultados e tabelas dos jogos. 
Foi montada uma estrutura física com 28 computadores, internet banda larga, impressora e coffee para atender à imprensa local e os 18 profissionais da equipe, incluindo jornalistas, produtores, fotógrafos e cinegrafistas. A sala abrigou também a gestão dos comitês Dirigente e Organizador, com o objetivo de proporcionar mais agilidade no levantamento de informações e no gerenciamento de crises. A sede da empresa, em Belo Horizonte/MG, também ficou à disposição da equipe, dando suporte ao atendimento durante todo o evento, tanto à coordenação executiva como na execução de atividades. De Belo Horizonte foram feitos levantamento de mailing, follows up, encaminhamento de releases à imprensa, revisão de texto e outros serviços.

Estratégia
Realizamos ações proativas com 280 notas redigidas e publicadas no site oficial do evento; 60 vídeos, de 2 a 10 minutos cada, com imagens audiovisuais para suporte das coberturas de televisão; e 10.012 fotos publicadas no Flickr oficial do evento. 

Resultados
O evento gerou repercussão em 10 estados brasileiros, que, juntos, publicaram 799 matérias em jornais impressos, on-line, sites, blogs, TVs e rádios, sendo: 4 matérias em blogs de assuntos gerais; 192 matérias em jornais impressos; 87 matérias em jornais on-line; 467 matérias em sites, portais e rádios on-line; 49 matérias em jornais e programas de televisão.
Foram publicados 34.415 cm/coluna nos jornais impressos e em suas versões on-line e exibidos 174’35” de tempo nas matérias produzidas pelas emissoras de televisão, ou seja, foram mais de 3 horas de veiculação sobre os Jogos Abertos.
O resultado da exposição na mídia gerou um retorno de investimento no valor de R$19.663.942,00. Não foi contabilizada a mensuração dos veículos de rádio.

Cases

Aumentar o número de fãs e desenvolver estratégias para gerar mais engajamento para a página
Serviço:
25, 27
Um aumento de 62% na busca da imprensa pela Master como referência em fontes de informação
Serviço:
27
ações proativas com 280 notas redigidas e publicadas no site oficial do evento; 60 vídeos e mais de 10.000 fotos publicadas.
Serviço:
27
Em menos de seis meses, o Jângal tornou-se o melhor bar de paquera e a grande revelação da cidade
Serviço:
27, 147
AMR circulou positivamente nos veículos de Belo Horizonte, reforçando sua credibilidade e agregando valor institucional à marca.
Serviço:
25, 27
Criado em 1994, o jornal tinha um formato impresso e era um canal direto de informação
Serviço:
28
Ampliação das divulgações junto à imprensa com 80% de matérias neutras ou positivas
Serviço:
10, 17, 25, 26, 27, 30, 147
134 matérias em jornais, revistas, televisões, rádios, sites e blogs
Serviço:
11