Partners Comunicação Pro Business

Industria 4.0: como a comunicação pode favorecer essa revolução

Indústria 4.0: como a comunicação pode favorecer essa revolução

A transformação digital vem, rapidamente, mudando nossos hábitos sociais e econômicos. No mundo empresarial, uma das áreas em franca expansão é a automação e a inteligência artificial.

Cada vez mais as organizações estão recorrendo a uma nova geração de robôs inteligentes, equipados com sensores de visão e de toque. São as chamadas fáricas do futuro ou Industria 4.0.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, 7 milhões de postos de trabalho vão desaparecer até 2020 por conta da automação. Outro estudo recente da consultoria McKinsey revelou que 56% dos novos cargos serão para realizar funções recém-criadas.

Especialistas em inteligência artificial, internet das coisas, segurança cibernética, redes sociais, startups, robótica, veículos autônomos, impressão em 3D e blockchain são alguns exemplos.

Neste processo, a comunicação tem um papel importante. Quer saber por que? Continue a leitura.

Indústria 4.0: o que é?

A Indústria 4.0, também denominada como quarta força industrial, é um modelo industrial cujo objetivo é explorar a informatização. São as chamadas fabricas inteligentes, que utilizam robôs e interfaces de alta performance para automatizar processos baseados em dados.

Nesse cenário, tecnologias ganham destaque, como a inteligência artificial, a Internet of Things (Internet das Coisas) e o Big Data Analytics, por exemplo.

Essa junção de tecnologias fará com que a tomada de decisão e a produção das empresas atuantes no modelo de indústria 4.0 seja mais eficiente, assertiva e direta, graças ao processo automatizado.

Industria 4.0 como base para a informação

Com uma gama de dados tão grande, comportar esse excesso de informação acaba se tornando um processo complexo. Destaca-se, dessa forma, a importância do Big Data Analytics.

Caberá a essa tecnologia capturar e analisar essa grande quantidade de informações. Constituído aos princípios da indústria 4.0, o Big Data Analytics é classificado em “6Cs”:

  • Conexão à uma rede industrial com sensores e controlador lógico programável;
  • Cyber-físico relacionado ao modelo e à memória, presentes na Internet das Coisas;
  • Cloud Computing com serviços de nuvem e pacotes de dados por demanda;
  • Compartilhamento das informações com a Comunidade empresarial;
  • Conteúdo;
  • Customização.

Como a comunicação pode auxiliar a indústria 4.0?

Não há a menor dúvida de que as empresas já estão sentindo as mudanças provocadas pela indústria 4.0. E essa transformação digital vem alterando o comportamento não só das companhias, assim como dos consumidores.

Esse ambiente já pôde ser notado com surgimento de empresas como a Uber, por exemplo. Hoje, para muitos, comprar um carro não é algo tão necessário.

Contudo, embora o mundo esteja cada vez mais conectado, o relacionamento tem sido cada vez menor. Nesse ínterim, a comunicação surge como estratégica.

A comunicação será responsável por proporcionar conversas internas colaborativas e transversais sobre o tema, assim como irá promover a partilha do novo conhecimento entre as pessoas usando uma linguagem que não seja apenas a dos números ou algoritmos.

Caberá a comunicação 4.0 também fortalecer segmentos importantes da companhia como ética e valores, brand engagement, embaixadores da marca, responsabilidade social, dentre outras.

Comunicação estratégica

Para que todos os setores andem alinhados no mesmo processo, é necessário pensar e estruturar muito bem a sua estratégia de comunicação, envolvendo desde a produção ao time de recursos humanos.

Como acréscimo, esse processo necessita ser bem estratégico, uma vez que todos devem passar por essa revolução tecnológica. Nesse caso, possíveis investimentos de softwares que ajudam a otimizar seu potencial estratégico é necessário.

Afinal, de nada adiante ter um produto diferenciado no mercado, automatizado e bem estruturado, mas não ter um plano de comunicação que suporte isso.

Em conclusão, o certo é que a transformação digital está alterando rapidamente os nossos hábitos. Este é um desafio global onde pessoas e empresas vão ter que interagir. E a comunicação é uma participante ativa dessa nova mentalidade.

Industria 4.0: como a comunicação pode favorecer essa revolução

Industria 4.0: como a comunicação pode favorecer essa revolução

Agora que você conhece os principais conceitos da Industria 4.0 e o papel da comunicação nesse cenário, aproveite para continuar aprendendo conosco. Siga-nos nas redes sociais — estamos no LinkedInTwitter e Facebook.