Partners Comunicação Pro Business

A evolução do marketing permite novas estratégias e abordagens. Leia como fazer!

A evolução do marketing: o que mudou desde o início do milênio?

Você já parou para refletir como a comunicação e o marketing evoluíram e mudaram tanto nos últimos anos? Desde o início do século XXI, novas tecnologias e mídias trouxeram para o mercado uma infinidade de possibilidades que facilitam muito a forma como as pessoas trocam informações e comercializam entre si.

Para entender a evolução do marketing nos últimos anos, nada melhor do que conferir os pontos que mais sofreram alterações desde o ano 2000. Quer descobrir o que mudou? Então, continue lendo este post!

O domínio da internet

Nos últimos 18 anos, nenhum meio de troca de informações e dados cresceu mais do que a internet. Se no começo do século a maior polêmica girava em torno do “bug do milênio”, atualmente, utilizamos a internet para fazer, praticamente, qualquer atividade do nosso dia a dia.

Isso fez com que meios de comunicação, como a televisão e o rádio, precisassem se reinventar, principalmente por conta da atratividade de anunciantes e do marketing, que migram a passos largos para o ambiente virtual.

O universo mobile

A forma como consumimos informações mudou não apenas em direção à rede, mas também na maneira como a acessamos. Quem se lembra dos tempos de internet discada e dos discos grátis de provedores? Hoje em dia, basta pegar o smartphone e fazer o que quiser no ambiente online, em questão de segundos.

Essa realidade muda completamente a maneira como se faz marketing nos dias de hoje. Provavelmente você está lendo este post diretamente do seu celular ou do tablet. Isso porque a maioria das pessoas acessa a internet por esses dispositivos, o que demanda uma adaptação das estratégias de marketing para o universo mobile.

As redes sociais

Se algo consegue emular um espaço real de discussões e convivência no meio virtual, com certeza são as redes sociais. Essas mídias mudaram completamente a forma como nos relacionamos, impactando também a maneira como consumimos a publicidade.

O Inbound Marketing

Como você já deve saber, o marketing digital está mais forte do que nunca. E todos os fatores apontados anteriormente levam a essa conclusão, uma vez que a internet se tornou o principal meio de troca de informações no mundo todo.

Dentro disso, várias técnicas foram aplicadas, não apenas no marketing tradicional, mas principalmente no ambiente virtual. Mais recentemente, uma nova forma de fazer marketing ganhou ainda mais espaço: o Inbound Marketing. Ele consiste, de maneira resumida, na forma mais personalizada de conteúdo para atração de público.

Diante de todo esse cenário de evolução, principalmente no meio virtual, as empresas estão buscando, cada vez mais, investir em soluções de marketing digital. Isso faz com que os investimentos off-line, que eram substancialmente importantes para as estratégias de divulgação das marcas, percam forças perante essa nova demanda.

Nos últimos 18 anos, muita coisa mudou quando se fala em marketing. A ascensão do ambiente online e a reinvenção necessária das estratégias off-line são acontecimentos que competem frequentemente entre si, contribuindo ainda mais para a evolução do marketing como um todo.

E aí, curtiu o artigo? Então, não deixe também de conferir nosso post sobre as estratégias de marketing online e off-line!