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Media Training: saiba o que a Partners pode fazer pela sua empresa

Media Training: saiba o que a Partners pode fazer pela sua empresa

Aparecer regularmente na mídia é importante para que uma marca aumente sua visibilidade e fortaleça a imagem perante a concorrência. Por isso, a assessoria de imprensa é uma vertente da comunicação que se dedica à gestão contínua do relacionamento entre uma organização e os veículos de comunicação.

O seu objetivo é fazer com que o assessorado marque presença estratégica em reportagens, notas e matérias. Por esse espaço não ser pago, o consumidor entende que a mensagem transmitida tem o endosso do canal que a veicula, conferindo maior credibilidade à marca.

No entanto, a definição do conteúdo divulgado é responsabilidade do jornalista. Ou seja, é preciso contar com um planejamento bem estruturado para que a instituição assegure sua reputação positiva e tenha maior controle sobre as informações divulgadas.

Além da necessidade de alinhar os interesses da mídia com as intenções da empresa, é essencial preparar o assessorado para lidar com a imprensa. Afinal, essa nem sempre é uma tarefa simples, especialmente para pessoas que não estão familiarizadas com isso.

Nesse contexto, surge o Media Training. No post de hoje, entenda como esse treinamento promovido pela Partners pode contribuir para o sucesso do seu negócio!

Afinal, o que é Media Training?

Um porta-voz deve ser desenvolto, bem informado, acessível e também carismático. Por mais que um profissional seja altamente qualificado e saiba tudo sobre a organização que representa, é comum ter dificuldades na hora de se relacionar com os jornalistas.

Perguntas difíceis ou inesperadas são as principais preocupações, pois qualquer deslize na resposta é capaz de causar mal-entendidos que prejudicam a imagem de uma instituição. Mas esses desafios podem ser superados com muito estudo e preparo.

O Media Training é um treinamento voltado para pessoas que se interessam ou que precisam falar com a imprensa em nome de uma marca. A sua finalidade é capacitar esses porta-vozes, ensinando-os a lidar com as diversas mídias: impressa, eletrônica e digital.

Por meio de ensinamentos teóricos e práticos, os treinandos passam a entender o funcionamento da imprensa, aperfeiçoam suas habilidades de comunicação e desenvolvem a confiança necessária para representar sua empresa.

Como funciona o treinamento oferecido pela Partners?

Partners é uma agência de comunicação que oferece grande variedade de soluções integradas. Em assessoria de imprensa, atua como uma ponte entre as marcas e a mídia, colaborando para a construção de um relacionamento saudável e vantajoso para o negócio.

Para dar início ao programa de Media Training, a empresa deve indicar seu porta-voz. De modo geral, é recomendado que essa pessoa já tenha um perfil  favorável à comunicação, com mais desenvoltura.

Depois que o profissional é selecionado, ele passa por uma avaliação, com o objetivo de identificar quais pontos exigem melhorias e devem ser mais trabalhados durante o treinamento. São analisados não só os aspectos verbais (como dicção, rapidez de raciocínio e vícios de linguagem), como também os visuais e gestuais.

Em seguida, tem início a parte teórica, com duração de cerca de quatro horas. Nesse momento, ensinamos o que é imprensa e como funciona cada mídia. Além disso, apresentamos informações sobre os principais veículos, personalizando de acordo com o segmento da empresa.

Logo após, iniciamos a etapa prática, com duração mais longa, atingindo em torno de 16 horas. Ela consiste em um treinamento intensivo com um questionário extenso, que envolve desde perguntas básicas até as mais desafiadoras. O intuito disso é preparar o porta-voz para transmitir as informações desejadas de forma objetiva, segura e tranquila, em todas as circunstâncias possíveis.

Delimitamos os stakeholders (público) e as mensagens-chave da comunicação corporativa, o que ajuda a distinguir as questões mais importantes, o que pode e não pode ser dito, e como isso deve ser dito. 

Sempre buscamos mencionar exemplos reais, para apontar o que funciona e o que não funciona em determinadas situações. Por isso, possuímos um vasto arquivo de cases que ilustra vários tipos de situações vividas por outras companhias.

Trabalhamos, ainda, com técnicas para unificar a linguagem do negócio, ensinando o porta-voz a interagir com cada mídia e a entender o timing de cada veículo. Outro ponto importante é exercitar a capacidade de síntese e a clareza de raciocínio dessas pessoas.

Para que tudo isso seja possível, gravamos essas simulações, editamos e elaboramos feedbacks completos que apontam cada ponto do treinamento, entre falhas e evoluções do treinando.

Oferecemos alguns treinamentos especializados, como o Media Training para crises, que trabalha esse momento tão delicado para a empresa, mostrando como o porta-voz deve se portar e se comunicar sobre isso da melhor maneira.

Dependendo da necessidade ou da capacidade da marca de estar na mídia, é imprescindível atualizar esse treinamento com exemplos recentes, reciclando os conhecimentos do porta-voz de maneira constante.

Temos também o Social Media Training, focado na comunicação digital. Nele, contamos com um capítulo especial que explica o que é a mídia digital, como funcionam os portais, redes sociais, como analisar a repercussão dos fatos, qual linguagem utilizar e muito mais.

Por ser um canal muito instantâneo, baseado em diálogo e que exige respostas rápidas, o porta-voz deve estar ainda mais confiante e preparado para todas as situações.

Quais são os benefícios proporcionados por esse serviço?

Investir em Media Training é fundamental para qualquer estratégia de relações públicas. O seu principal benefício é o fortalecimento da imagem da empresa, garantindo mais credibilidade e construindo uma reputação positiva.

E não para por aí! Um porta-voz bem preparado é considerado uma boa fonte para jornalistas, aumentando suas chances de ser solicitado pela imprensa e se tornando referência no assunto.

O Media Training auxilia na criação de oportunidades de negócio, repercutindo novidades e ações que impactam positivamente na opinião pública. O treinamento também é indispensável para se defender em momentos de crise, reduzindo os danos à marca.

Como representante da instituição, o porta-voz deve saber se portar diante de situações que terão o envolvimento da imprensa. Sendo assim, trabalhamos pontos de timidez e dificuldades de expressar, ajudando-o a se comunicar com mais naturalidade.

Um grande diferencial da Partners é que oferecemos um treinamento 360 graus. Nosso foco não é apenas ensinar a falar com a imprensa, mas também aprimorar a comunicação visual e gestual, e a postura corporal durante essas interações. Desenvolvemos a imagem pessoal do porta-voz, incluindo roupa, maquiagem, penteado e até mesmo o cenário da entrevista.

Por meio do serviço de Media Training da Partners, o seu negócio estabelecerá um relacionamento sólido e transparente com a imprensa, alcançando grande vantagem competitiva. Entre em contato conosco agora mesmo e aproveite essa oportunidade para se posicionar estrategicamente no mercado!