Partners Comunicação Integrada

13-03_auditoria_de_imagem_entenda_o_que_e_e_quais_as_vantagens_para_sua_empresa.jpg

Auditoria de imagem: entenda o que é e quais as vantagens para sua empresa

Com uma competitividade no mercado cada vez mais forte e a comunicação acontecendo de forma dupla — tanto veículos impactando o público quanto o público respondendo — há a necessidade de as empresas terem conhecimento minucioso sobre sua reputação e imagem perante o público. Nesse contexto, surge a auditoria de imagem.
Para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o processo de auditoria, reunimos, neste artigo, todas as informações mais importantes sobre o assunto. Entenda, a seguir, o que é auditoria de imagem, como funciona esse processo, quando é necessária e quais são seus benefícios.

BAIXE GRÁTIS O E-BOOK SOBRE A TENDÊNCIA E POSICIONAMENTO DAS GRANDES MARCAS MUNDIAIS.

O que é auditoria de imagem?

A auditoria de imagem estuda, pesquisa e analisa a reputação de uma corporação perante seus stakeholders, consumidores e prováveis prospects. Vale lembrar que esse processo não é apenas a avaliação da opinião pública sobre uma instituição, mas também a reputação da empresa trabalhada pela mídia.

No entanto, é importante perceber que, apesar de o trabalho de auditoria de imagem estudar a reputação de uma empresa em mídias, como televisão, rádio, TV e, até mesmo, em ambiente digital, esse processo não é a mesma coisa que a pesquisa de imagem de mídia e nem que o processo de clipagem.

Qual a diferença entre auditoria de imagem e análise de mídia?

Apesar de haver confusão no mercado sobre ambos os conceitos, eles são muito diferentes. A mídia é apenas um elemento dentro de um processo mais complexo de auditoria.

A auditoria de imagem e o trabalho de clipagem são a mesma coisa?

O trabalho de auditoria de imagem não é um processo simples de clipagem — método que documenta as citações sobre a empresa nos canais de comunicação. Então, enquanto o processo de clipagem apenas documenta as citações na mídia sobre a empresa, o de auditoria é uma avaliação criteriosa da reputação dessa instituição. Ou seja, a auditoria analisa e estuda as notícias clipadas.

Como funciona o processo de auditoria de imagem?

No início do processo, é realizada uma análise geral da presença da empresa. Em seguida, são monitoradas todas as citações na mídia sobre a instituição, assim como também as formas de publicação, como se deu a interpretação dos releases enviados e qual a reação do público atingido por essas pautas.

Em um segundo momento, é produzido um gráfico com o intuito de cercear a empresa contratante para uma tomada de decisão pertinente sobre ações e seu plano de comunicação.

É possível fazer uma auditoria retroativa?

Um ponto que deve ser destacado é que o processo de auditoria de imagem pode ser realizado de forma retroativa para empresas que já têm alguma exposição na mídia. Esse processo é interessante para documentar um histórico, acompanhar as evoluções, fazer comparações e estudar as ações que tiveram melhores resultados sobre a reputação para repeti-las.

Como funciona esse processo na prática?

Para entender o funcionamento desse trabalho de forma prática, uma boa alternativa é analisar a aplicação dele na rotina das empresas.

Pense em uma rede de fast food. Com o objetivo de entender sua reputação perante os públicos relevantes para a empresa — desde clientes até fornecedores e parceiros estratégicos — é realizada a contratação do serviço terceirizado de auditoria.

Nesse processo, a contratante indica os veículos relevantes à empresa encarregada da auditoria. Além dos canais, a rede de fast food também informa o período de tempo de duração do estudo.

Quando o processo se inicia, os profissionais encarregados do trabalho analisam, de forma minuciosa, as notícias sobre a empresa contratante nos veículos indicados. No entanto, para um trabalho aprofundado, também são analisadas as pautas e os conteúdos que não citam diretamente a empresa, mas podem influenciar positiva ou negativamente a reputação.

Qual a importância das notícias relacionadas?

A importância dessa análise de notícias, além das que citam diretamente a empresa, pode ser percebida por meio do seguinte exemplo: imagine que, nos canais indicados, sejam veiculadas notícias apresentando os malefícios de se consumir alimentos de redes de fast food. A pauta não cita diretamente a marca de uma empresa, apenas uma situação geral. No entanto, causa prejuízo à reputação da marca de forma indireta, porém significativa.

Como fazer utilização da opinião pública?

Além da análise dos veículos e, dependendo dos objetivos da empresa, a auditoria de imagem pode trabalhar com a opinião pública ou, até mesmo, com os clientes internos de uma empresa — os próprios funcionários.

Nesse processo, podem ser aplicados questionários ou, até mesmo, pesquisas qualitativas. Um ponto importante a ser lembrado é que todo esse escopo é definido com a empresa contratante antes da aplicação do trabalho.

Qual é a importância das informações e dos objetivos?

É importante lembrar que o funcionamento e o sucesso do serviço de auditoria estão diretamente relacionados com a clareza de informações cedidas pela empresa contratante e com o alinhamento dos objetivos do serviço entre a contratante e os profissionais contratados.

Como se dá o processo de análise final?

Com as notícias diretas e indiretas em mãos, a empresa contratada inicia o processo minucioso de análise. Nesse trabalho, é realizada uma triagem das notícias positivas e negativas e cada pauta é analisada uma a uma.

Quando é necessária?

De forma geral, o serviço de auditoria de imagem é procurado por empresas que precisam regular sua reputação perante os clientes internos ou a opinião pública.

Diferentemente do que algumas pessoas podem acreditar, a aplicação de uma auditoria não é indicada apenas pontualmente. Esse processo deve ser aplicado de forma regular pelas empresas para prevenir crises e impulsionar o aperfeiçoamento dos canais de atendimento e serviços prestados.

Quais os benefícios?

Com o serviço de auditoria de imagem aplicado, um gerente de comunicação, por exemplo, consegue entender onde e como ele deve direcionar os esforços de marketing e comunicação da empresa. Com isso, é possível tomar decisões baseadas em um estudo realizado de forma minuciosa, e não apenas em achismo ou feeling.

Além disso, é possível prevenir crises, projetar situações, ficar à frente dos concorrentes e por dentro do que o público está consumindo que tenha relação direta ou indireta com a sua empresa.

No entanto, é preciso lembrar que, para todo esse processo funcionar, é necessário que a empresa conte com especialistas no assunto, aplicando a auditoria de imagem. Caso isso não aconteça, todo o estudo pode ser conduzido de forma questionável e os benefícios podem ser perdidos. Por isso, antes de aplicar o estudo, conheça empresas especializadas no assunto e entre em contato conosco para entender um pouco mais. Vamos lá!

BAIXE GRÁTIS O E-BOOK SOBRE A TENDÊNCIA E POSICIONAMENTO DAS GRANDES MARCAS MUNDIAIS.