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O uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação

Duas curtas palavrinhas em inglês, na verdade um trocadilho com a expressão what's up, deu origem ao nome do aplicativo que domina o mundo hoje.

Presente em mais de 180 países, o WhatsApp já pode ser considerada a principal ferramenta de comunicação do momento. O aplicativo, que começou como uma alternativa ao SMS, é utilizado atualmente por mais de 1 bilhão de pessoas espalhadas por todo o planeta.

Esse fenômeno da comunicação, usado tanto para fins pessoais quanto no universo corporativo, tem se tornado um importante aliado na rotina diária de vários profissionais, em especial os que atuam na área da comunicação.

Confira abaixo algumas possibilidades do uso do WhatsApp como uma ferramenta de comunicação:

Na relação com a imprensa

Já é uma prática comum o contato de assessores de imprensa e jornalistas que trabalham em redações por meio do WhatsApp. O app é usado para:

  1. Solucionar dúvidas da imprensa.
  2. Sugerir pautas.
  3. Trocar informações sobre a redação (troca de profissionais, responsáveis por editorias, data de publicações, sugestão de fontes etc).
  4. Gerar e encaminhar áudios para matérias e programas de rádio.
  5. Enviar fotos e vídeos.
  6. Combinar e realizar entrevistas.

No relacionamento com o cliente

O aplicativo é um importante canal de comunicação com os clientes das agências de comunicação. Saiba como o app pode agilizar as tarefas do dia a dia:

  1. Aprovar marcas, releases e outras peças de comunicação.
  2. Conferir dados e levantar informações.
  3. Definir possíveis pautas.
  4. Agendar reuniões.
  5. Alinhar divulgações e posicionamentos.
  6. Contatar o cliente mais rápido, em especial durante reuniões ou eventos, quando o contato por ligação telefônica é mais difícil.

Nas redações

Os grandes veículos de comunicação disponibilizam um telefone exclusivamente para o contato com leitores, internautas e telespectadores. Por meio do app, é possível, por exemplo:

  1. Enviar vídeos, fotos, áudio e mensagens com denúncias e informações sobre trânsito e fatos locais.
  2. Sugerir pautas.
  3. Conseguir “furos”.
  4. Participar de votações e sorteios promovidos pelo veículo.
  5. Acompanhar cobertura de eventos.

No SAC (atendimento ao cliente)

Nas áreas de comunicação e marketing das empresas, o aplicativo tem sido utilizado para estabelecer um canal direto com os clientes. Confira algumas possibilidades:

  1. Relacionamento com o cliente (ouvir reclamações, esclarecer dúvidas, solicitar serviços).
  2. Enviar orçamentos.
  3. Registrar pedidos.
  4. Realizar vendas.
  5. Expor a marca, produtos e serviços.
  6. Fazer promoções.
  7. Divulgar comunicados.

Obs.: é preciso ter atenção quando utilizar o app para fins comerciais, para não violar os termos de serviços do WhatsApp.

Dicas para usar o WhatsApp no universo corporativo

Embora o WhatsApp já faça parte da rotina profissional que envolve o mercado de comunicação como um todo, é importante seguir algumas dicas para que o uso do aplicativo não ultrapasse limites.

  1. Evite trocar mensagens ou ligar fora do horário de trabalho (use o bom senso sempre).
  2. Aguarde a resposta (se alguém visualizou uma mensagem não significa que naquele momento ela está disponível para responder).
  3. Cuidado com as interpretações equivocadas (em mensagens de texto, não é possível saber o tom de uma palavra).
  4. Não envie emotions, vídeos, fotos, piadas e demais arquivos desrespeitosos para clientes ou jornalistas.
  5. Não repasse “correntes” ou spam.
  6. Em ambiente de trabalho, é recomendado silenciar os grupos.
  7. No ambiente corporativo, use o app com moderação.
Sobre o autor: 

Poliana Napoleão

Poliana Napoleão é jornalista, mestranda em Interações Midiáticas e pós-graduada em Comunicação e Política. Tem 11 anos de experiência com assessoria de imprensa, publicações, comunicação interna e web.