Back to top

Blog

No caminho do bom relacionamento com a comunidade

Uma grande empresa na cidade tem lá suas vantagens. O comércio ganha clientes, a prefeitura arrecada mais e a infraestrutura tende a melhorar. Imagine, porém, uma planta industrial no seu bairro, bem próxima à sua rua. Pense no tráfego pesado, no som alto das máquinas, no cheiro forte. Dá para entender por que o relacionamento com a comunidade do entorno está entre os maiores desafios da comunicação corporativa.

O uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação

Duas curtas palavrinhas em inglês, na verdade um trocadilho com a expressão what's up, deu origem ao nome do aplicativo que domina o mundo hoje.

Presente em mais de 180 países, o WhatsApp já pode ser considerada a principal ferramenta de comunicação do momento. O aplicativo, que começou como uma alternativa ao SMS, é utilizado atualmente por mais de 1 bilhão de pessoas espalhadas por todo o planeta.

As empresas, os líderes e seus papéis nas organizações

Na era da informação, pesquisas e estudos sobre termos como empreendedorismo, gestão e reputação podem causar um grande embaraço interpretativo na mente das pessoas, pela abrangência de assuntos que cada termo carrega consigo. No dia a dia das empresas, esses conceitos podem se dispersar ainda mais. O fato é que existe uma sinergia grande entre eles, e é importante entender que as pessoas com visão enxuta e aprimorada desses três conceitos tendem a obter resultados mais satisfatórios dentro das organizações.

O fenômeno Anitta bem na "Sua [Nossa] Cara"

Não. Esse não é um texto sobre música. Nem sobre quebra de preconceitos. Muito menos tem o objetivo de defender esse ou aquele lado. Esse texto é apenas para lembrar que dedicação, senso de oportunidade e trabalho em equipe não fazem mal a ninguém.

Todo profissional se depara com tais palavras e expressões diariamente. Mas, muitas vezes, teoria e prática demoram para caminhar juntas. E o resultado acaba sendo muito aquém do esperado.

No domingo, 30 de julho, Anitta mostrou que é possível exercitar todas as técnicas que aprendemos nas universidades.

10 estratégias de redes sociais para você se inspirar

Num mundo onde estar fora das redes sociais é o mesmo que ser invisível, palavras como “interagir” e “comunicar” ganharam um novo peso. Pessoas e empresas tentam encontrar seus caminhos, ampliar a visibilidade ou simplesmente se resguardar em meio à avalanche de conexões. E cada vez fica mais claro, principalmente para as organizações, que agir estrategicamente nas redes é fundamental para existir.

5 passos para não deixar polêmicas do país abalarem o clima da empresa

Por mais fechada que seja uma empresa, por mais precisos e autossuficientes os seus processos, ela nunca será uma ilha sem porto. O que a sociedade discute desembarcará inevitavelmente por ali: da política à economia, das questões sociais aos apelos midiáticos. Em alguns casos, com ímpeto suficiente para confrontar o clima organizacional já construído.

Como garantir melhores resultados por meio da análise de mídia

Nos dias de hoje, com os diversos canais de conteúdo e de notícias disponíveis, a comunicação se tornou ainda mais intensa e instantânea. Diretamente proporcional é o tempo que a imprensa e o mercado lidam com esse dinamismo. Por isso, nenhuma organização está imune aos estragos que podem ser provocados pela falta de habilidade para lidar com tantos fatos e novidades.

Tudo o que uma agência de comunicação integrada pode fazer por sua empresa

O universo da comunicação é extremamente abrangente e acumula uma grande quantidade de ferramentas, recursos e plataformas que podem contribuir para o sucesso de um negócio e para a reputação de uma marca.

As soluções são várias. Assessoria de imprensa, relações públicas, marketing de conteúdo, design, gestão de redes sociais, produção de sites, comunicação interna, gerenciamento de crise de imagem, media training, branding pessoal, análise de mídia, auditoria de imagem, produção editorial, produção gráfica e produção de eventos... Isso só para citar algumas delas.

O que toda empresa precisa saber sobre comunicação digital

Se fosse possível escolher uma única palavra para definir o tempo em que vivemos, o termo seria velocidade, sobretudo na comunicação. Num piscar de olhos, um comentário, um acontecimento, um produto ou uma pessoa ganha status de meme, viraliza e é compartilhado em todo o mundo.

Uma interpretação é o suficiente. Não importa mais se é certo ou errado, o que foi e o que deveria ser. Com um celular e um pouco de criatividade, uma reputação pode ir do topo ao chão (e vice-versa) pelos dedos de qualquer um, sendo verdade ou não.

Fique atento à identidade visual para construir a imagem da empresa

Ao iniciar um negócio, muitos pensam no produto que irão vender, nos equipamentos necessários para a produção, no local onde se estabelecerão e no nome que terá a empresa. No entanto, a maioria dos empreendedores acaba se esquecendo de um detalhe importante: a identidade visual.

Antes de entrarmos nessa questão, vamos explicar o que significa e como funciona esse termo. Identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que diferenciam qualquer coisa de outra.

Ampliar a equipe ou contratar uma agência de comunicação? Eis a questão

De acordo com Philip Kotler, considerado o maior guru da comunicação, do marketing e dos negócios, “as organizações precisam de criatividade para encontrar parceiros que possam complementar suas forças e compensar suas fraquezas”. Você deve estar se perguntando se esses parceiros seriam ou não da comunicação. Pois pode ter certeza que sim.

Para encantar o bom leitor, resgate o mantra do jornalismo

Algum escritor disse que “escrever é cortar palavras”. Não vou arriscar dizer de quem é a frase, pois não a li originalmente e não me atrevo a chutar quem seria seu autor, por mais que o Google me dê dezenas de sugestões. Essa foi uma das primeiras frases que ouvi de um editor assim que pisei em uma redação de jornal, em 2003. Ele dizia que para escrever bem era necessário exercer o desapego – não ter pena de apagar, refazer, passar a tesoura.

Páginas